Em causa estão os resultados do 20.º Barómetro Anual de Férias de Verão da Europ Assistance.
Comentários: 0
Quase 50% dos portugueses vão fazer férias em Portugal
Lusa
Lusa

Quase 50% dos portugueses escolheram Portugal para passar as férias deste ano, seguindo-se Espanha nas preferências dos turistas nacionais, de acordo com os resultados do 20.º Barómetro Anual de Férias de Verão da Europ Assistance.

Em comunicado, o grupo, que realizou este trabalho em parceria com a Ipsos concluiu que "cerca de 62% dos portugueses têm planos para viajar durante os meses de verão e 46% escolhe Portugal como destino de eleição para fazer férias".

Segundo o mesmo estudo, "no estrangeiro, Espanha (18%) é o destino eleito pelos cidadãos portugueses neste verão, seguindo-se França (9%) e Itália (5%)", sendo que "apenas 26% dos portugueses já reservou as suas férias ou parte delas, uma tendência que está em linha com a maioria dos países em análise". Paralelamente, o estudo descobriu que "Portugal é o destino de preferência dos espanhóis".

Turistas preferem férias em locais isolados e fora das grandes cidades

"A higienização dos meios de transporte (56%) e o acesso a informação relacionada com a Covid-19 no destino de férias escolhido (47%), assim como um teste negativo ao vírus antes de viajar (46%) são algumas das condições mais valorizadas pelos portugueses para decidirem o local de férias deste verão", adiantou ainda a Europ Assistance.

Segundo os resultados do barómetro, "depois dos vários meses de confinamento, e apesar dos locais perto do mar serem os mais requisitados pelos turistas europeus (58%), os viajantes inquiridos mostram uma cada vez maior preferência por férias em locais isolados e pautados pela natureza, fora das grandes cidades e que lhes permitam passar tempo perto de familiares e amigos", lê-se na mesma nota, que dá o exemplo de "Portugal, França, Bélgica, Espanha e Reino Unido, onde existe um maior interesse em fazer férias no campo".

Portugueses preveem gastar 1.339 euros nas férias
Photo by Jan vT on Unsplash

Portugueses preveem gastar 1.339 euros nas férias

Segundo o estudo, "o orçamento médio dos europeus desceu 21% comparativamente a 2019, situando-se nos 1.556 euros", sendo que "o orçamento médio dos portugueses para as férias de verão foi o único dos países em análise que se manteve estável, situando-se nos 1.339 euros".

"A maioria dos cidadãos europeus (71%) manifesta uma elevada preocupação em relação à saúde dos seus familiares e amigos no momento de viajar, principalmente os que habitam em Portugal, Espanha, Itália e Polónia", indica o estudo, acrescentando que "os portugueses (75%) são dos mais preocupados com as repercussões económicas da crise sanitária".

Turistas europeus preferem férias em locais isolados
Photo by Tour Kỳ Co on Unsplash

As conclusões do estudo mostram ainda que "a par da Ásia e dos EUA, os portugueses (31%) são os cidadãos europeus que mais ponderam trabalhar a partir do destino de férias".

Os portugueses privilegiam o carro (58%) para viajar, segundo o comunicado, "por se tratar do transporte mais conveniente para chegar ao destino, enquanto 34% escolhe deslocar-se de avião, uma percentagem superior à média europeia que se situa nos 22%".

Por outro lado, quanto ao "passaporte digital de viagem, cerca de 88% dos portugueses refere que deve incluir políticas de proteção de dados e de privacidade e 85% acredita tratar-se de uma iniciativa que facilita as viagens internacionais, assim como une governos e empresas em torno de um formato universal", diz a Europ Assistance.

O 20.º Barómetro Anual de Férias de Verão da Europ Assistance foi realizado pela Ipsos, através de um inquérito online a 14.000 indivíduos na Europa (França, Alemanha, Itália, Áustria, Bélgica, Espanha, Polónia, Portugal, República Checa, Suíça e Reino Unido), na Ásia (China e Tailândia) e nos EUA, entre 05 e 20 de maio, com amostras nacionais representativas de 1.000 pessoas por país.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade