Ao todo, as famílias tinham 169,9 mil milhões de euros depositados no fim de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Banco de Portugal (BdP).
Comentários: 0
Depósitos das famílias nos bancos atingem novo máximo
Foto de Karolina Grabowska no Pexels
Lusa

Os depósitos de particulares nos bancos residentes atingiram, em julho, 169,9 mil milhões de euros. Trata-se de um valor recorde, ainda que estejam a desacelerar desde fevereiro, segundo dados divulgados esta quinta-feira, dia 26 de agosto de 2021, pelo Banco de Portugal (BdP).

O BdP refere que “os depósitos de particulares nos bancos residentes totalizaram 169,9 mil milhões de euros no final de julho”, sendo que a taxa de variação anual (tva) foi de 6,6%, “valor 0,4 p.p. [pontos percentuais] abaixo do registado em junho”, mês em que os depósitos atingiram os 168,5 mil milhões de euros. Em fevereiro, a tva foi de 8,9% e o valor em depósitos fixava-se em 163,8 mil milhões de euros.

Famílias têm mais dinheiro no banco do que nunca
Banco de Portugal (BdP)

Paralelamente, os empréstimos concedidos pelos bancos a sociedades não financeiras em julho registaram uma tva de 5,9%, menos 0,4 p.p. do que no mês anterior, segundo o BdP.

A instituição adiantou ainda que, “em julho de 2021, os empréstimos concedidos pelos bancos a sociedades não financeiras apresentaram uma taxa de variação anual (tva) de 5,9%, menos 0,4 pontos percentuais do que o observado no mês anterior”. De acordo com o BdP, “destacou-se a evolução dos empréstimos às pequenas e às microempresas, cujas tva diminuíram 1,4 p.p. e 0,7 p.p., para 7,2% e 10,8%, respetivamente”.

Por outro lado, “a tva dos empréstimos às grandes empresas aumentou 1,5 p.p., para 2,3%”, indicou. Paralelamente, de acordo com a mesma nota, a “tva dos empréstimos a particulares para habitação foi de 3,9%, o que reflete um aumento de 0,3 p.p. face a junho”, sendo que “nos empréstimos para consumo, a tva aumentou 0,2 p.p. relativamente ao mês anterior, para 1,6%”.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta