Descodificadores nutricionais funcionam como referência para escolher alimentos mais saudáveis.
Comentários: 0
Alimentos saúdáveis
PNPAS

Na agitação do dia a dia, nem sempre é fácil escolher os melhores alimentos na hora de ir às compras. Neste processo, saber ler os rótulos nutricionais pode ajudar e muito a tomar decisões mais acertadas para a tua saúde. Foi por isso que foram criadas duas tabelas que te vão ajudar a descodificar os alimentos mais e menos saudáveis.

Esta iniciativa foi criada no âmbito do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável (PNPAS) da Direção-Geral de Saúde e diz respeito a dois descodificadores: um para os alimentos e outro para as bebidas, que podem ser usados como referência.

Estas duas tabelas podem ser facilmente transportadas e consultadas no momento de ir às compras, sugere o PNPAS. E como é que se deve utilizar? Comparando a informação do rótulo do alimento (100 gramas) ou bebida (100 mililitros) com a informação disponibilizada neste cartão (gordura, gordura saturada, açúcares e sal).

Bebidas saudáveis
PNPAS
Na hora de escolher, “opta por alimentos e bebidas com nutrientes maioritariamente na categoria verde, modera aqueles com um ou mais nutrientes na categoria amarela e evita aqueles com um ou mais nutrientes na categoria vermelha”, aconselha a PNPAS.

Estes cartões foram desenvolvidos tendo por base as recomendações do Departamento da Saúde/Ministério da Saúde do Reino Unido, referem ainda.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade