Agente imobiliária foi deixada em risco de vida por um alegado cliente na visita a uma casa. Como evitar circunstâncias destas?
Comentários: 0
Mediadores imobiliários
Foto de RODNAE Productions en Pexels

Uma agente imobiliária foi recentemente violada, esfaqueada e deixada em risco de vida, por um alegado cliente, durante a visita a uma casa em Sobral de Monte Agraço, perto de Torres Vedras. A notícia deixou o país em sobressalto e trouxe para a ordem do dia a importância do reforço da segurança no imobiliário. A este propósito, o idealista/news foi consultar a NAR (National Association of Realtors®) sobre como devem atuar os profissionais da mediação e apresentamos agora um conjunto de dicas úteis para ajudar a aumentar a segurança.

"A segurança é, e será, sempre uma palavra fundamental para qualquer atividade de negócio, seja para garantir a segurança para um cliente ou para garantir a segurança para um profissional", começa por dizer Luís Filipe Janeira, diretor para a Europa Ocidental do conselho de administração da NAR ao idealista/news.

Mediadores imobiliários
Foto de Ivan Samkov en Pexels

O responsável, que é também o CEO e Real Estate Broker do grupo de agências Century 21 Principal, destaca que "em Portugal têm ocorrido, como em todos os países e em todas as atividades comerciais, situações imprevistas, perigosas e por vezes até evitáveis caso houvesse um plano", frisando que, no entanto, "não é prática comum o debate deste tema no nosso país, nunca percebi porquê e muito menos percebo a carência de recomendações ou protocolos de segurança nas diversas empresas, marcas e associações".

Apresenta, por isso, algumas formas e procedimentos da NAR que os profissionais do setor do imobiliário e principalmente os agentes/consultores devem seguir. 

Planear a segurança de um agente imobiliário

  • Reunir sempre com novos clientes no escritório ou num local neutro, como uma pastelaria, café ou restaurante
  • Partilhar a agenda diária com um colega, assistente ou familiar
  • Comunicar e registar questões de segurança da angariação (como pouca rede de telefone, local remoto, zona desabitada, etc)
  • Não expor a vida pessoal
  • Não realizar casas abertas (Open Houses) sozinho(a)
    Dicas para aumentar a segurança dos profissionais imobiliários
    Foto de Alena Darmel en Pexels
  • Verificar a bateria do telemóvel e sinal de rede antes de um compromisso
  • Orientar os clientes a andarem à frente ao visitar um imóvel, não conduzir
  • Nunca entrar no sótão, espaços apertados ou garagens onde exista a possibilidade de ficar preso
  • Planear anualmente o tempo de formação e atualização em protocolos de segurança
  • Etc.

Dicas e Práticas de segurança recomendadas pela NAR

  • Manter sempre presente as 56 dicas semanais para REALTORS® (https://cdn.nar.realtor/sites/default/files/documents/Safety-Program-56-Tips-English.pdf)
  • Criar e atualizar um protocolo de segurança para consumidores
  • Criar e atualizar um protocolo de segurança Covid-19
    Dicas para aumentar a segurança dos profissionais imobiliários
    Foto de Thirdman en Pexels
  • Ter presente as normas RGPD e manter um protocolo de segurança sobre gestão de informação
  • Ter presente o conceito da segurança no dia a dia, usar sempre a regra dos 10 segundos REALTOR® (antes de tudo, observar todo o meio à sua volta durante 10s e assegurar-se que é seguro continuar)
  • Criar e atualizar um protocolo de segurança para Casas Abertas (Open Houses)
  • Criar e atualizar um protocolo de segurança para zonas rurais ou remotas
  • Criar e atualizar um protocolo de segurança para o seu escritório do dia a dia.

Luís Filipe Janeira defende que "num mundo profissional nada deve estar ao acaso, tudo deve ser previsto, nomeadamente a segurança de todos os intervenientes, evitando a sorte ou a falta dela e sim concretizar planos com sucesso".

O que é a NAR?

A NAR nasceu para o mundo no dia 12 de maio de 1908, sendo que a base da sua existência é um código ético, com princípios como profissionalismo, segurança, igualdade, livre iniciativa e propriedade privada bem como a sua defesa na sociedade diariamente. Em Portugal os REALTORS® estão representados através da associação PIR (Portuguese International Realty), desde 28 de outubro de 2019.

Dicas para aumentar a segurança dos profissionais imobiliários
Foto de Kampus Production en Pexels

"Com mais de 113 anos de experiência, os REALTORS® têm hoje estruturas, abordagens e protocolos de segurança, experimentados, vividos e comprovados em diversos países do mundo pelos seus mais de 1.500.000 associados", realça Luís Filipe Janeira.

E deixa algumas propostas de formação da responsabilidade da NAR.

Recursos de proteção pessoal 

Dicas para aumentar a segurança dos profissionais imobiliários
NAR

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade