Planear um Natal seguro faz parte da receita para afastar o stress e ansiedade nesta quadra festiva. Mas há mais dicas.
Comentários: 0
Natal em segurança 2021
Foto de Elina Fairytale en Pexels

O Natal é sinónimo de reuniões familiares, troca de presentes, refeições partilhadas, afetos. Mas com a evolução da pandemia da Covid-19 no mundo, a Organização Mundial da Saúde (OMS) apelou às famílias para repensarem o Natal. E Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da OMS, deixou uma mensagem forte: “Um evento cancelado é melhor que uma vida cancelada”. Também em Portugal, o número de casos está a aumentar dia após dia e esta quarta-feira, dia 21 de dezembro de 2021, o Governo reforçou mesmo as medidas para travar a pandemia no período de festas. Este cenário afeta - e muito - a saúde mental e cria uma pressão psicológica sobre as famílias. Mas como é que podemos lidar com tudo isto? Explicamos com a ajuda de especialistas.

A verdade é que a pandemia, por si só, já está a ter impacto na saúde mental em várias pessoas, que passaram a ter mais medos e ansiedades. E, agora, “o Natal, sendo um momento tradicionalmente de maior convívio presencial, vai evidenciar as restrições e inflacionar o impacto destas nas pessoas”, explica a psicóloga e psicoterapeuta Luísa Consciência, num artigo da AdvanceCare. Na visão da socióloga Maria José Núncio, “a diminuição de pessoas nos festejos (…) a solidão e a saudade serão as principais questões a superar", disse citada pela revista Prevenir.

Medidas para passar um Natal em seguro
Foto de Jonathan Borba en Pexels

Como identificar sinais de stress e ansiedade no Natal?

A pandemia e as suas consequências vão estar bem presentes nesta quadra natalícia. E por isso “é expectável sentir-se algum nível de ansiedade, medo, preocupação e ter dificuldades em lidar com este momento desafiante”, diz a psicóloga.

E esta ansiedade pode manifestada de várias formas. Pelo que é importante estares atento aos sinais e sintomas, que segundo a especialista, podem resumir-se nos seguintes:

  • aceleração dos batimentos cardíacos;
  • respiração rápida;
  • tensão ou rigidez muscular;
  • dificuldade de concentração e memória;
  • dificuldade de raciocínio e perda da objetividade;
  • pensamentos catastróficos;
  • medo de perder o controlo;
  • irritação, impaciência;
  • dores de cabeça;
  • fadiga;
  • insónia;

Identificar estes primeiros sinais é o ponto de partida para lidar com o stress psicológico no Natal. “Identifica os sinais e procura adotar novos comportamentos pró-saúde e pró-sociais, promovendo a adaptação à nova realidade, mantendo a segurança”, diz Luísa Consciência.

Quem já tem ansiedade ou foi diagnosticado um quadro depressivo “poderá vivenciar maior tristeza e/ou angústia agravadas pelas circunstâncias desta época natalícia”. Ou, por outro lado, as pessoas que tendem a evitar convívios sociais tendem sentir uma maior sensação de alívio.

Afastar a ansiedade no Natal de 2021
Foto de Nicole Michalou en Pexels

E como é que podemos saber qual é o momento de procurar ajuda de um profissional? A psicóloga esclarece que “grande parte dos estados de ansiedade e tristeza são passageiros, passam ao fim de uns dias ou após uma a duas semanas, mas quando são persistentes em duração e interferem significativamente na vida quotidiana e no bem-estar, é melhor procurar ajuda profissional”. 

Como me posso preparar para o Natal?

Uma das estratégias em destaque passará mesmo por planear a festa de Natal com antecedência e reforçar o verdadeiro significado do Natal. “Não sendo possível festejá-lo como habitualmente, a solução poderá ser preparar-nos para festejar de forma menos gregária e festiva, mais recolhida, reforçando o significando a quadra no sentido espiritual original”, comenta Maria José Núncio.

Planear a festa passará por convidar apenas os familiares mais próximos, por decidir o local mais arejado possível e por dividir as pessoas em duas ou mais mesas, por exemplo. Seguir as recomendações da Direção Geral da Saúde implica também a testagem regular.

Quem padece de algum problema de saúde mental, como depressão ou ansiedade, deve “desenvolver e manter hábitos que ajudem no equilíbrio diário, independentemente do período natalício”, como ter uma alimentação moderada, momentos de lazer, praticar exercício físico e dormir bem, defende a psicoterapeuta, sublinhando que estes hábitos saudáveis devem ser adotados por todos.

Dicas para passar um Natal sem stress
Foto de Nicole Michalou en Pexels

Como ter um Natal seguro?

Para garantir a segurança este Natal, há várias regras a seguir. Bernardo Gomes, médico especialista de Saúde Pública, enumerou um conjunto de boas práticas a adotar nesta quadra festiva para que tudo corra bem:

  1. Vacinação de toda a família;
  2. Evitar juntar muitos familiares (mais de 20);
  3. Fazer testes rápidos antes da festa;
  4. Restringir contactos antes do Natal (10 dias antes);
  5. Festejar em casas ventiladas;
  6. Estar atento às medidas de segurança, reunidas aqui.

como lidar com a pressão psicológica no Natal 2021
Foto de Nicole Michalou en Pexels
Além destas, a psicóloga Luísa Consciência também partilhou algumas dicas para que o atípico Natal de 2021 seja inesquecível:

  • Ser criativo nas interações, sem se colocar em risco a si e aos outros, respeitando as medidas de segurança previstas;
  • Falar com pessoas com quem possa expressar os seus sentimentos;
  • Partilhar experiências;
  • Desdramatiza, utilizando o humor. O humor pode ajudar a diminuir o stress e a ansiedade, relativizando as situações, sem com isso se tornar imprudente;
  • Corta com os pensamentos pessimistas;
  • Valoriza os momentos de cada dia;
  • Aprende a conviver com a incerteza que faz parte da vida;
  • Investe os teus esforços naquilo que podes controlar.
Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade