A economia da Zona Euro está em recessão técnica, que se define por pelo menos dois trimestres seguidos de recuo em cadeia do PIB.
Comentários: 0
Economia da Zona Euro em recessão técnica
Expresso

Pela primeira vez desde a pandemia, a economia da Zona Euro está em recessão técnica, que se define por pelo menos dois trimestres consecutivos de recuo em cadeia do Produto Interno Bruto (PIB). Depois da queda de 0,1% nos últimos três meses de 2022, seguiu-se nova queda de 0,1% no primeiro trimestre deste ano. E agora, o que vai acontecer no segundo trimestre? Estará a economia da Zona Euro em queda?

A resposta a esta pergunta será dada em breve pelo Eurostat – o Eurostat só vai publicar a estimativa rápida preliminar relativa ao segundo trimestre no final de julho -, mas as estimativas não são animadoras. Os economistas consultados pelo Expresso dividem-se sobre o que esperar.

Segundo João Borges de Assunção, “uma nova contração em cadeia no segundo trimestre parece o cenário mais claro”, sendo que “as vendas a retalho têm saído fracas nas principais economias europeias, apesar de a inflação continuar elevada”.

Já Teresa Pinheiro está mais otimista, lembrando que a contração da Zona Euro no primeiro trimestre “esteve fortemente relacionada com a queda da atividade na Irlanda”, o que “irá ser provavelmente corrigido no segundo trimestre, antecipando-se o retorno a um crescimento em cadeia da atividade, suportado pelo setor dos serviços”.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta