Rentabilidade dos capitais próprios (ROE) dos bancos portugueses foi de 14,99% no 2º trimestre, acima da média europeia (10,04%).
Comentários: 0
Bancos mais rentáveis da Europa
ECO

A rentabilidade dos capitais próprios (ROE, return on equity) foi, na última década, um dos calcanhares de Aquiles da banca portuguesa. Um cenário que mudou de figura em 2023, com a subida das taxas de juro a fazer disparar as receitas. Dados recentes do Banco Central Europeu (BCE), relativos ao segundo trimestre do ano, mostram que os bancos portugueses integram o top cinco dos mais rentáveis da Europa, com o ROE a atingir 14,99%, encontrando-se acima do valor de referência que o setor tem como base para o custo de capital (10%).

Segundo o ECO, que se apoia nos dados do BCE, Portugal só é destronado na lista por Lituânia (ROE de 27,87%), Letónia (25,82%), Estónia (20,39%) e Eslovénia (15,88%).

Destaque para o facto de os bancos alemães serem os que estão em pior situação (ROE de 6,59%), encontrando-se abaixo da média das instituições supervisionadas pelo BCE (10,04%). O mesmo acontece, por exemplo, com os bancos luxemburgueses (6,86%), franceses (7,55%) e irlandeses (9,24%). 

De acordo com a publicação, os bancos europeus “continuam a mostrar força”, mantendo posições de capital e liquidez “robustas” num contexto de grande incerteza marcado, por exemplo, pela guerra na Ucrânia, pela alta inflação e pelas elevadas taxas de juro.

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta