
Depois da polémica com a lei dos solos envolvendo o antigo secretário de Estado Hernâni Dias, o Governo decidiu avançar com uma remodelação governamental, na qual mais cinco secretários de Estado cessaram funções. Os seis nomes para substituir os governantes já foram escolhidos por Montenegro e vão tomar posse já esta quinta-feira, dia 13 de fevereiro, no Palácio de Belém. Descobre quem são os novos secretários de Estado e quem saiu.
Foi a polémica envolta do antigo secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, Hernâni Dias, que esteve na origem desta dança das cadeiras no Governo. O governante acabou por se demitir a 28 de janeiro (e ser exonerado no dia seguinte), depois de ter sido noticiado pela RTP que criou duas empresas imobiliárias já enquanto secretário de Estado, responsável pela recém-publicada lei dos solos.
Entretanto, o Governo de Montenegro já tem um substituto para assumir esta pasta: Silvério Regalado, gestor e ex-presidente da Câmara Municipal de Vagos. E decidiu juntar a esta outras cinco mudanças nas secretarias de Estado, mexendo em seis Ministérios: Coesão Territorial, Educação, Trabalho, Ambiente, Juventude e Cultura. E já deixou uma mensagem de “reconhecimento e gratidão” aos agora ex-governantes que “foram inexcedíveis na dedicação e empenho na concretização do programa do Governo” – embora Hernâni Dias tenha ficado de fora.
Também o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, já se pronunciou, tendo dado o seu parecer positivo à mudança de secretários de Estado, que vão tomar posse esta quinta-feira, dia 13 de fevereiro, no Palácio de Belém.
Aquela que é a primeira remodelação do XXIV Governo Constitucional acontece mais de dez meses após a sua posse, a 2 de abril de 2024, com a substituição de seis secretários de Estado, mas sem mudança de qualquer ministro.
Estes são os seis novos secretários de Estado
Silvério Regalado, novo secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território

Quem vai assumir a pasta de secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território deixada por Hernâni Dias é Silvério Regalado. É licenciado em Gestão e foi presidente da Câmara Municipal de Vagos. Também foi membro do Conselho Intermunicipal da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro.
Maria Luísa Oliveira, nova secretária de Estado da Administração e Inovação Educativa

A nova secretária de Estado da Administração e Inovação Educativa é Maria Luísa Oliveira, que já tinha integrado o ministério como diretora-geral da Administração Escolar e adjunta do atual ministro. É licenciada em Geografia e Planeamento Regional pela Universidade Nova de Lisboa e com mestrado em Ciências da Educação – Investigação e Intervenção Educativa. Em 2019 recebeu o prémio "Excepcional Women of Excellence" pelo Women Economic Forum. Também já foi vereadora eleita pelo PSD na Câmara de Tomar. A nova governante vem substituir Pedro Dantas da Cunha.
Filipa Lima, nova secretária de Estado da Segurança Social

Quem vai substituir Jorge Campino na secretaria de Estado da Segurança Social é Filipa Lima, que é doutorada em Economia e professora auxiliar convidada da NOVA Information Management School. Foi também diretora-adjunta do Departamento de Sistemas e Tecnologias de Informação do Banco de Portugal.
Jean Barroca, novo secretário de Estado da Energia

O nome escolhido por Montenegro para assumir a secretaria de Estado da Energia é Jean Barroca, que substitui Maria João Pereira. O novo governante tem mestrado em Gestão Empresarial e trabalhou na Deloitte em soluções para apoiar o sector público na modernização digital. Antes, já havia trabalhado como consultor do Banco Mundial.
Carla Rodrigues, nova secretária de Estado Adjunta e da Igualdade

A nova cara que vai ser secretária de Estado Adjunta e da Igualdade é Carla Rodrigues, licenciada em Direito e ex-deputada que chegou a integrar a subcomissão de Igualdade. Também presidiu ao Conselho Nacional da Procriação Medicamente Assistida. É a substituta da ex-governante Carla Mouro, que deixa esta pasta.
Alberto Santos, novo secretário de Estado da Cultura

À frente da secretaria de Estado da Cultura vai ficar Alberto Santos, jurista e ex-presidente da Câmara de Penafiel. É presidente da Comissão Científica da Rota do Românico/Centro de Estudos do Românico e do Território desde 2009 e comissário cultural do Festival Literário "Escritaria" desde 2014. Vai substituir Lurdes Craveiro.
*Com Lusa
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta