
No final de março de 2025, o stock de depósitos de particulares nos bancos residentes totalizava 192,6 mil milhões de euros, menos 182 milhões de euros que em fevereiro – tinha sido um mês recorde –, indicou esta terça-feira (29 de abril de 2025) o Banco de Portugal (BdP).
Segundo o supervisor bancário, “a variação resultou da redução de 472 milhões de euros dos depósitos a prazo (que incluem os depósitos com prazo acordado e os depósitos com pré-aviso), parcialmente compensada pelo aumento de 289 milhões de euros das responsabilidades à vista (constituídas quase na íntegra pelos depósitos à ordem)”.
Em termos homólogos, ou seja, relativamente a março de 2024, o stock de depósitos de particulares cresceu 5,9%. “Apesar desta evolução, março foi o quinto mês consecutivo em que os depósitos de particulares desaceleraram”, adianta a o BdP, salientando que, em fevereiro, a taxa de variação anual tinha sido de 6,5%.
No que diz respeito ao stock de depósitos das empresas nos bancos residentes, totalizava, no final de março, 69,5 mil milhões de euros, mais 811 milhões de euros que no final de fevereiro de 2025. "Relativamente ao mês homólogo, o crescimento foi de 8,1%, inferior ao registado em fevereiro (8,8%)”, lê-se na nota divulgada pela entidade liderada por Mário Centeno.
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta