
Queres saber as pressões que Álvaro sofreu quando era ministro da Economia?
O ex-ministro da Economia, que ficou conhecido como "Álvaro" a seu pedido, vai retratar em livro a sua passagem pelo Executivo. A editora responsável pelo livro garante que o antigo professor numa universidade canadiana, Ávaro Santos Pereira, vai descrever os “lóbis e interesses” que enfrentou como governante e ainda explicar porque saiu do Governo.

Rumores
Álvaro Santos Pereira diz que Europa arrisca-se “a ter ditaduras”: O antigo ministro da Economia do atual Governo, Álvaro Santos Pereira, disse que a Europa arrisca-se “a ter novamente ditaduras” se se insistir no caminho da “austeridade cega” e se não houver uma solução europeia.

construtores contestam aumento das comissões cobradas pela banca
a associação dos industriais da construção civil e obras públicas do norte (aiccopn) revelou que o crédito à construção caiu 10 mil milhões de euros nos últimos cinco anos, considerando que a banca tem de ter “bom senso” nas taxas que cobra à construção.

executivo paga multa diária por suspensão da ligação rodoviária entre sines e beja
álvaro santos pereira, ministro da economia, e assunção cristas, ministra do ambiente, foram condenados pelo tribunal administrativo e fiscal de beja a pagar multas diárias de 43,65 euros até que avancem com medidas para garantir a segurança dos que usam a auto-estrada sines-beja, cuja construção es

radiografia do dia: o governo proposto por passos coelho
ainda não se sabe afinal como vai ficar o governo depois da proposta de cavaco silva que quer também um consenso alargado com o ps. nesta infografia podemos ver como ficaria o governo caso o entendimento entre portas e passos tivesse tido luz verde do presidente da república
governo recusa novo corte no salário mínimo sugerido pela troika
as autoridades internacionais, que estiveram em lisboa na semana passada para uma visita intercalar, propuseram a redução do salário mínimo e um novo corte de quatro dias nas indemnizações por despedimento.

rumores
ministro acredita que há gás natural no algarve: o ministro da economia e do emprego, álvaro santos pereira, acredita que portugal virá a ter gás natural no algarve, “onde irá haver perfurações em 2014”, afirmou em entrevista no programa negócios da semana, da sic notícias.

ministro da economia defende “baixa substancial” de irc
o ministro da economia, álvaro santos pereira, disse nesta quinta-feira que a "baixa substancial de irc" é necessária para que haja "mais competitividade fiscal", embora não tenha garantido que o imposto sobre as empresas seja reduzido ainda em 2013.

governo dá crédito fiscal extraordinário às empresas já em abril
o governo está a estudar a criação de um crédito fiscal extraordinário ao investimento para as empresas.

funcionários e pensionistas com salários até 600 euros recebem subsídio já no verão
os subsídios dos funcionários públicos e pensionistas que recebem menos de 600 euros por mês - e que por isso não eram afetados pelos cortes - vão ser pagos em junho e julho, respetivamente. já os que ganham acima de de 1100 euros serão pagos integralmente e de uma vez só em novembro.

governo facilita projectos de interesse estratégico mineiro
o ministro da economia e do emprego, álvaro santos pereira, garantiu que está “para breve" a criação de uma "via verde" para projectos de interesse estratégico mineiro, como os que estão a ser desenvolvidos em tabuaço e penedono pela empesa canadiana colt resources.

empresas portuguesas vão construir 75 mil casas na argélia
portugal assinou, este domingo, quatro protocolos com a argélia no valor total de mais de 4 mil milhões de euros para a construção de 75 mil casas e importação de material de construção civil.

construção: crise, desemprego e falências – resumo 2012
a construção é seguramente um dos sectores mais afectados pela crise. à semelhança do que aconteceu no ano passado, 2012 trouxe muitas falências e muito desemprego, sendo que apenas parecem escapar a este flagelo os grandes grupos, as grandes construtoras.

“salários são baixos” e só aumentam quando a economia crescer, diz santos pereira
(vídeo: sic notícias)o ministro da economia e do emprego, álvaro santos pereira, considerou ontem, em entrevista à sic notícias, que os ordenados em portugal “são baixos” e que só podem aumentar se a economia e a produtividade crescerem.

construtoras acusam estado de não devolver cauções
o regime excepcional e temporário de liberalização de cauções não está a ser cumprido.
corte no subsídio de alojamento não afecta nenhum membro do governo
a medida proposta pelo governo para limitar a atribuição do subsídio de alojamento aos governantes não se aplica a qualquer membro do actual executivo.

rumores
álvaro santos pereira é o ministro mais poupado do governo: o ministério da economia foi o que registou a maior queda da despesa corrente sem juros e salários: uma redução de 31% em termos homólogos nos primeiros oito meses deste ano, revelam dados do ministério das finanças.

sindicato da construção pede demissão do ministro álvaro santos pereira
o presidente do sindicato da construção civil, albano ribeiro, defendeu, a bem do sector e do país, a substituição do ministro da economia, álvaro santos pereira.

sindicato da construção exige demissão do ministro da economia
o presidente do sindicato da construção, albano ribeiro, acusou o ministro da economia, álvaro santos pereira, de ser arrogante e incompetente e de estar a destruir o sector.

governo aprova medidas excepcionais na construção
o governo aprovou esta quinta-feira (dia 12), em conselho de ministros, a liberação de cauções prestadas para garantia da execução de contratos de empreitada de obras públicas. trata-se de uma medida temporária, visto que o regime excepcional apenas estará em vigor até 1 de julho de 2016.

construção terá regime excepcional para as cauções
o ministro da economia, álvaro santos pereira, anunciou esta terça-feira, na comissão parlamentar de economia e obras públicas, que o governo vai adoptar medidas de carácter excepcional e temporário para o sector da construção.

governo está a preparar um pacote de mudanças na construção
o ministério da economia está a preparar um pacote de medidas dirigido ao sector da construção, como por exemplo a libertação mais rápida das garantias exigidas às empresas e a redução de custos associados a alvarás e às cauções e garantias.

governo disponível para discutir aumento do salário mínimo
o ministro da economia, álvaro santos pereira, mostrou disponibilidade para discutir em concertação social a proposta da cgtp de aumento do salário mínimo nacional (smn) para 515 euros. a garantia foi dada pelo secretário-geral da central sindical, que espera, agora por novos desenvolvimentos.

governo não se mete na opa à cimpor
o ministro da economia, álvaro santos pereira, disse esta quarta-feira que o governo acompanha as ofertas públicas de aquisição (opa) da cimpor e da brisa, mas não intervém.

secretário de estado da energia abandona governo
o secretário de estado da energia, henrique gomes, abandonou o governo.