Comentários: 0
Dívida pública custou mil milhões no primeiro trimestre

A dívida pública já custou este ano quase mil milhões de euros em juros e comissões, revelam os números apresentados esta quarta-feira pela Direção-geral do Orçamento. Portugal devia 129% do PIB no final do ano passado.

A Síntese da Execução Orçamental de março revela ainda que as receitas com impostos subiram 4,5% no primeiro trimestre face ao período homólogo do ano passado, atingindo os 8.463,2 milhões de euros, mais 366,8 milhões do que em 2013 e bem acima do objetivo de um aumento de 2,1% fixado no Orçamento do Estado para 2014, cita o site Dinheiro Vivo.

Mas enquanto a receita consolidada da Administração Central aumentou 7,3% entre janeiro e março face a 2013, o que é explicado sobretudo pelo aumento das receitas com impostos, a despesa subiu 2%, principalmente devido ao acréscimo de juros e outros encargos (+18,9%), nomeadamente os referentes à dívida pública (+41,9%) - para o que pesaram as operações de recompra de Obrigações do Tesouro -,e das transferências (+3,4%), predominando as feitas para a administração local (+16,5%) e para a Segurança Social (+6,4%).

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta