Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Santander Totta é o novo dono do Banif: que ganham e perdem clientes e contribuintes?

Autor: Redação

O Santander Totta é a partir de hoje o novo dono do Banif, tornando-se assim no segundo maior banco privado a operar em Portugal. A entidade de origem espanhola pagou 150 milhões de euros pelos balcões do Banif e outros negócios bons, que o Estado português estava a tentar vender à pressa. A fatura da intervenção pública no banco totaliza, para já, 2.930 milhões de euros para os contribuintes e o primeiro-ministro garante que não irá superar este valor.

A soma de 2.930 milhões de euros, segundo explica o Jornal de Negócios, resulta do facto de o Estado ir mobilizar mais 2.255 milhões devido à medida de resolução aplicada ao Banif, além dos 825 milhões que já tinham sido injetados no banco. A seu favor, o Tesouro tem de receber 150 milhões do Santander, que adquiriu os ativos saudáveis da instituição.

António Costa reconheceu que está em causa "um custo muito elevado". Mas o primeiro-ministro socialista garante que "esta solução apresenta a vantagem de constituir uma solução definitiva (...), não ficando o Estado português sujeito a perdas futuras ou dependente de um incerto processo de venda do banco".

O Banif, com uma rede de 150 balcões que servem 400.000 clientes, passa a contribuir com cerca de 6.000 milhões de euros em depósitos e 5.500 milhões de euros em créditos para a posição do Banco Santander Totta, elevando em 2,5% a quota de mercado do Santander Totta que assim passa a situar-se em 14,5%, diz a instituição financeira em comunicado.

Com esta operação, a partir desta segunda-feira, os clientes do Banif passam a ser clientes do Santander, mas continuam a ser atendidos nos mesmo balcões e pelos mesmos trabalhadores.

Aqui tens um guia para entenderes o que está em causa, preparado pelo Jornal de Negócios:

Sou cliente do Banif, o que devo fazer?

Não precisas de fazer nada. Os clientes do Banif passaram a ser automaticamente clientes do Santander, mas vão continuar a ser atendidos nos mesmos balcões de sempre e pelos mesmos trabalhadores. Toda a relação entre os clientes e o banco vai prosseguir normalmente, só que o dono do banco passou a ser o Santander Totta.

Os depósitos estão garantidos?

Sim, todos os depósitos estão garantidos, independentemente do valor. As poupanças dos clientes do Banif, bem como os créditos contraídos junto da instituição, passaram a ser geridos pelo Santander Totta.

Tenho um crédito no Banif, o que devo fazer?

A partir desta segunda-feira, os créditos contraídos no Banif passam a ser geridos pelo Santander Totta, mas os clientes não precisam de fazer nada por causa desta mudança. Os clientes com estes empréstimos devem continuar a pagar as prestações dos seus créditos como até aqui.

Os balcões do Banif vão ter alguma mudança?

No imediato não haverá qualquer mudança nas agências do Banif, que passam a ser geridas pelo Santander Totta, que adquiriu a rede do banco. A prazo, o Santander poderá integrar na sua própria rede estas agências. Nessa altura, os balcões deverão sofrer uma mudança de imagem, devendo assumir a marca do Santander Totta.

Quem é o novo dono do Banif?

O Santander Totta é o novo dono do Banif. Trata-se do quarto maior banco português a seguir à Caixa Geral de Depósitos, ao BCP e ao Novo Banco. O Santander Totta é detido pelo grupo espanhol Santander, que é o maior banco da zona Euro e um dos maiores da Europa e do mundo.