Comentários: 0

Atenção porque em 2016 as taxas do Imposto Único de Circulação (IUC) e do Imposto Sobre Veículos (ISV) vão ser revistas em alta, no âmbito da proposta do Orçamento do Estado (OE) para este ano. Isto fará com que o custo final de ter um carro em Portugal seja mais caro.

O ISV, tal como escreve o Diário Económico, terá uma atualização da componente cilindrada em 3% e aumentos da componente ambiental entre 10% e 20%, fazendo em contrapartida um desagravamento para as viaturas menos poluentes.

No caso do IUC, o jornal diz que a proposta do OE2016 reflete uma subida de 0,5% igual para todos os automóveis, independentemente da cilindrada, emissões poluentes e do tipo de combustível.

O objetivo do Governo é arrecadar aumentar em 15,3% as receitas do ISV, face ao ano de 2015, o que corresponde a mais de 87 milhões euros.

Simulações

A Associação Nacional das Empresas do Comércio e da Reparação Automóvel (ANECRA), citada pelo jornal, estima que o dono de um topo de gama como o Audi S8 irá ver o IUC aumentar de 660,45 para 663,75 euros enquanto no caso de um um Citroën C1 vai passar a pagar 99,29 euros, em vez de 98,80 euros.

A ANECRA também permite saber quanto terás de pagar de ISV na compra de um carro novo e também do imposto do selo, disponibilizando um simulador calcular para cada um dos impostos, para qualquer tipo de veículo, o valor a pagar em 2016.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade