Comentários: 0
“Big Four” da auditoria controlam 45% do mercado em Portugal
wikimedia_commons

As “Big Four” da auditoria, Deloitte, PwC, EY e KPMG, reforçaram a sua quota de mercado no último ano, concentrando 45% das receitas relativas aos serviços de fiscalização das contas de empresas e bancos. A informação consta do relatório com os resultados do sistema de controlo de qualidade da auditoria, divulgado pela Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

No total, as quatro grandes auditoras receberam honorários no valor de 72,1 milhões de euros. Trata-se de um aumento de cerca de 10% face ao ano anterior - em 2017, as quatro grandes empresas representavam 42% das receitas de auditoria. Ainda assim, e apesar do aumento da concentração nas chamadas “Big Four”, não existiram "alterações significativas na repartição dos honorários entre as maiores firmas de auditoria, nos exercícios de 2017 e 2018", segundo o relatório da autoridade supervisora.

O valor global dos honorários pagos a todas as auditoras a trabalhar em Portugal aumentou 2% face a 2017, tendo ascendido a 160,2 milhões de euros. No total, estão registadas na CMVM mais de 1.400 entidades habilitadas a prestar serviços de auditoria, entre Revisores Oficiais de Contas (ROC) e Sociedades ROC. Destes, 58 auditam empresas de interesse público

CMVM detetou quase 300 irreguralidades

O relatório agora divulgado mostra ainda que a CMVM emitiu 291 recomendações no âmbito da conclusão de oito ações de supervisão presencial junto de auditoras, no período de junho de 2018 ao final de maio deste ano. Trata-se de um aumento de 72% no número de irregularidades detetadas no mesmo período entre 2017 e 2018.

“Tal demonstra que continuam a ser detetadas deficiências na generalidade das supervisões efetuadas, tanto nos sistemas de controlo de qualidade internos, como nos trabalhos de auditoria e outras supervisões”, refere o regulador. Entre as irregularidades detetadas pela CMVM está a falha na prevenção do branqueamento de capitais e do financiamento do terrorismo e a prestação de outros serviços, além do serviço de auditoria, ao mesmo cliente.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta