O dinheiro não estica, mas agora é mais fácil poupar em viagens através do sistema de boleias. Descobre como usá-lo em segurança.
Comentários: 0
Partilhar carro e poupar dinheiro
Unsplash

Com o constante aumento do preço dos combustíveis temos uma pergunta: o que estás a fazer para poupar? Sabemos que nem sempre é fácil fazer render o orçamento familiar, principalmente nos dias que correm, mas temos uma dica que pode ajudar: partilhar o carro.

Se necessitas de fazer deslocações, mas não as podes fazer a pé, de transportes públicos ou de trotinetes e bicicletas, a partilha de carro pode ser a opção ideal. E sim, para além de ajudar a tua carteira, também ajuda o ambiente. 

Partilhar um carro

As boleias partilhadas são “a nova moda”, tanto por te ajudarem a poupar no orçamento familiar, como por reduzir a pegada de carbono no meio ambiente. A ideia consiste na partilha de carros para permitir a redução dos custos individuais.

No entanto, é importante destinguir dois conceitos distintos: uma coisa é carsharing, e outra é carpooling. Esta última centra-se mais numa partilha de carro via sistema de boleias e é a que está a ganhar mais adesão no mercado.

Carpooling vs Carsharing

Carpooling
Foto 1 Pexels
Os dois termos remetem-nos para o conceito de carros partilhados, mas têm pequenas diferenças. Permitindo um ajuste simpático na carteira, são ambos alternativas à mobilidade na cidade.
  • Carpooling – Partilha de um carro por várias pessoas durante o mesmo horário/trajeto.
  • Carsharing – Partilha de um carro, propriedade de outrem, por curtos períodos de tempo. Este sistema envolve um pagamento pela utilização do veículo mas permite que usufruas da viagem sozinho(a).

Boleias partilhadas: quais as vantagens? 

Como já referimos, as vantagens são tanto monetárias como ambientais mas, será que sabes realmente o que isso implica? Enumeramos aqui as verdadeiras vantagens quando utilizas estes sistemas de boleias.

  • Eliminação de custos fixos – ao não teres um automóvel em teu nome não tens de te preocupar com seguros, dísticos, selo do carro ou combustível;
  • Preços flexíveis;
  • Redução da pegada ambiental ao tirares mais um veículo da estrada;
  • Diminuição de trânsito;
  • Partilha de histórias e experiências;
  • Conhecer novas pessoas e ter companhia na viagem.

O carpooling em Portugal

Apps Car Sharing
Foto 2 Unsplash
Se partilhar boleias não é para ti, tens como alternativa o carsharing que se revela o conceito ideal para quem gosta de viajar sozinho, mas se queres mesmo poupar e até quem sabe fazer novas amizades, então investe no carpooling. O conceito já está presente em Portugal.

A ideia do carpooling pode funcionar para ti em dois sentidos: és dono de um carro e queres fazer render o seu uso e fazer frente à subida dos preços combustíveis ou não tens carro e queres uma solução mais cómoda, apenas quando necessário.

Onde encontrar estes sistemas de boleias?

Podes, através de várias plataformas ou grupos de redes sociais (como o Facebook), várias opções para pedir a boleia certa. Podes colocar a tua disponibilidade, ou procurar uma viagem já planeada, conforme a opção mais adequada para ti.

O acerto dos detalhes, envolve sempre contacto entre condutor e passageiro para que se chegue a um acordo entre ambas as partes. Alguns aspetos a acordar são o horário, local de partida, chegada, custos, paragens, entre outros.

Plataformas e Apps de sistemas de boleias

Já distribuídos um pouco por todo o território nacional, apresentamos-te aqui plataformas que podes explorar para entrar no mundo do carpooling.

O carpooling é seguro?

É verdade que este sistema tem vantagens, mas por ser uma partilha de carro, também desperta receios, nomeadamente no que respeita à segurança, principalmente a quem desconhece esta iniciativa. Por isso, e porque não há bela sem senão, há vários aspetos  que deves ter em conta na utilização de qualquer sistema de boleias, para que a tua segurança esteja garantida.

  • Registo no site de sistema de boleias (carpooling) através de uma rede social – é a forma mais fácil de garantir a veracidade do perfil de um utilizador;
  • Verifica o sistema de classificação do utilizador – é sempre bom ler o feedback deixado por outros utilizadores que já tiveram experiências reais com o serviço;
  • Comunica os dados da viagem a um familiar ou pessoa próxima – tal como em qualquer viagem, é importante alguém ter conhecimento da deslocação e do trajeto que terás de percorrer.

Espreita estas iniciativas e aproveita para ajudar o ambiente e poupar dinheiro nos combustíveis. 

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta