
Ter um orçamento familiar e controlar as despesas que se tem é fundamental para manter o equilíbrio financeiro. E para poupar. É tão importante como, por exemplo, estar a par do calendário com as datas a ter em conta. Organização é, portanto, palava de ordem. E há uma ferramenta a ter em conta para manter as contas em dia e evitar derrapagens financeiras que podem levar, em última instância, à bancarrota. Explicamos tudo sobre este assunto no artigo desta semana da Deco Alerta.
A Deco Alerta é uma rubrica semanal destinada a todos os consumidores em Portugal que é assegurada pela Deco – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor* para o idealista/news.
Vou sair da casa dos meus pais e viver sozinha. Quero organizar as nossas finanças de modo a não ter surpresas desagradáveis. Tenho ouvido falar muito no orçamento mensal. Afinal como posso fazer e pôr em prática o orçamento familiar?
Aprender a elaborar um orçamento familiar é um ato de fundamental responsabilidade financeira para qualquer um, individualmente ou em casal. Trata-se de uma ferramenta fundamental de controlo do rendimento e das despesas e permite preparar o futuro, definindo objetivos e trabalhando para os atingir. Os resultados podem apresentar desvios, mas se nada fizeres, não obterás resultados.
É importante controlar o orçamento mensalmente? Sim!
As despesas de rotina podem variar e imprevistos podem acontecer. Basta pensar na pandemia que ainda afeta milhões de consumidores. Por exemplo, as contas de eletricidade variam de mês para mês e são mais elevadas nos meses de inverno. E no mês do pagamento do seguro, terás disponibilidade financeira para o pagar?
Portanto, começa por fazer um checklist mensal do que gastas (deves pedir sempre faturas) e necessitas pagar e vais controlando os teus gastos.
Mensalmente saberás quanto ganhas, onde podes gastar e quanto poupar. Seguirás assim o “rasto” do teu dinheiro e já não terás desculpas para dizer que “sobra mês ao ordenado”.
Para quem quer segurança financeira o uso da ferramenta orçamento familiar será um passo decisivo nesse sentido. Podes utilizar a ferramenta disponibilizada pela Deco que encontras aqui.
O orçamento vai permitir maior disciplina e organização, definindo objetivos e quantificando-os, e vai ajudar a fazer planos de poupança e a ir controlando, no curto prazo, as várias metas a atingir no médio e longo prazo.

Quando entrares na loja para comprar aqueles sapatos fantásticos ou o telemóvel topo de gama acabadinho de sair, certamente te lembrarás que estás a poupar para comprar a casa dos teus sonhos e possivelmente vais sair da loja com a certeza de que já não precisas deles e tens outras prioridades a atingir.
Um fator comum de descontrolo das despesas é o uso e “abuso” do cartão de crédito. Ao efetuar o orçamento os gastos que fazes com o “dinheiro de plástico” podem também ser melhor controlados.
Contacta-nos através do número de telefone 21 371 02 00, do endereço eletrónico deco@deco.pt. Liga-nos pela linha whatsapp: +351 966 449 110. Podes também marcar atendimento via Skype. Segue-nos na página de Facebook, Twitter, Instagram, Youtube e Linkedin. Visita o nosso site.
Para poder comentar deves entrar na tua conta