imposto único de circulação

Prazo de pagamento do IUC: o que precisas saber?

Com este artigo ficas com as ferramentas necessárias para cumprir as tuas obrigações fiscais no que diz respeito ao pagamento do IUC, o Imposto Único de Circulação.Embora este seja um encargo habitual para quem tem um veículo, nem sempre é claro como e quando deve ser pago.
Trabalhadora independente

Emitir um recibo verde em 2025: guia para trabalhadores independentes

Se és trabalhador independente e passas recibos verdes, certamente já reparaste que, desde o último trimestre do ano passado, houve algumas mudanças no modo de emitir estes recibos no Portal das Finanças e por isso é natural que te surjam dúvidas.Caso tenhas começado agora a trabalhar e vás abrir at
Casal calcula valor de IMI

VPT: o que é o Coeficiente de Afetação e o que implica?

Se estás a pensar comprar casa, ou se já tens uma, vais-te deparar todos os anos com o pagamento do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI). Este imposto é definido através de uma série de fatores que, juntos, permitem obter o Valor Patrimonial Tributário (VPT).
Herdeiros e cabeça de casal

Cabeça de casal: conhece os direitos e deveres em caso de herança

O falecimento de um familiar é sempre uma situação sensível e que, além da dor da perda, traz também muitas dores de cabeça quando te deparas com questões de herança. A grande maioria das pessoas não sabe como agir nessas situações nem quais são os direitos e as responsabilidades do cabeça de casal
Impostos sobre imóveis mais caros podem aumentar

Agravar impostos sobre imóveis mais caros? Governo admite mexidas

O Governo pondera estudar propostas que visam agravar os impostos sobre a compra de habitações de elevado valor, no sentido de travar a fuga de casas para grandes fundos e a especulação imobiliária. A possibilidade foi avançada pelo ministro das Finanças, Fernando Medina, no Parlamento. 
Mudanças à vista no IMI

O que muda no IMI com a revisão dos coeficientes de localização?

O cálculo do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) é mais um assunto que promete fazer correr muita tinta em Portugal no setor imobiliário. Isto porque a forma como se apura o valor do imposto que os proprietários de casas têm de pagar todos os anos às autarquias pode vir a sofrer alterações, devido à revisão dos coeficientes de localização. O Governo atira a responsabilidade para as autarquias, sendo de esperar que a forma como se calcula o Valor Patrimonial Tributário (VPT) pode mesmo vir a mudar. Explicamos.

IRS Jovem a tempo e horas: tudo o que tens de saber

A entrega do IRS ao Fisco termina no final do mês de junho. Se tens entre 18 e 30 anos e ainda não submeteste a declaração nas Finanças, confirma primeiro se tens direito ao IRS Jovem, um benefício fiscal criado para ajudar os jovens nos primeiros anos de carreira através de um desconto no imposto durante cinco anos. Neste guia prático, o idealista/news dá resposta a várias dúvidas sobre este regime especial de tributação - desde as rendas de casa até como declarar um ato isolado - e apresenta dicas para ajudar-te a perceber como podes aderir e preencher o IRS Jovem em 2023.
Agregado familiar finanças: o que fazer se te esqueceste de o atualizar?

Agregado familiar nas finanças: não o atualizaste? Nós ajudamos

Todos os anos até dia 15 de fevereiro deves comunicar à Autoridade Tributária e Aduaneira, através do Portal das Finanças, se existiu alguma mudança no teu agregado familiar no ano anterior. A comunicação do agregado familiar é apenas um dos primeiros passos para a preparação da entrega da declaraç
Portal e-fatura: como anular faturas duplicadas?

Portal e-fatura: como anular faturas duplicadas?

Existem casos de faturas duplicadas no portal e-Fatura, o sistema de registo de faturas pedidas com número de contribuinte pelos consumidores, e embora não seja muito frequente, pode acontecer. Os contribuintes com despesas em duplicado no portal e-Fatura devem corrigir o valor total dessas mesmas
Quem recebe cheque de 125 euros

Cheque de 125 euros já está a ser pago: quem está excluído?

Como forma de mitigar o impacto da subida de preços, o Governo criou um pacote de ajudas às famílias que contempla o apoio extraordinário de 125 euros a trabalhadores e beneficiários de prestações sociais. Mas há exceções: um contribuinte que tenha recebido a primeira remuneração em 2022, por exemplo, não terá direito ao cheque de 125 euros. Com a ajuda dos esclarecimentos da Autoridade Tributária e Aduaneira (AT), explicamos quem está elegível para receber este apoio de 125 euros e quem, por outro lado, está excluído de receber estas ajudas.
Pagamento do cheque de 125 euros

Cheque de 125 euros: caos nos pagamentos (ou falta deles)

O apoio extraordinário do Estado, para mitigar os efeitos da inflação, começou a ser pago aos contribuintes na quinta-feira, dia 20 de outubro. E já se afigura o caos no pagamento do cheque de 125 euros às famílias. Isto porque há famílias que têm direito ao apoio e o sistema indica não o vão receber. E, por outro lado, há famílias que não têm direito a estas ajudas à inflação – por receberem mais de 2.700 euros brutos mensais, por exemplo – e têm o pagamento agendado nas plataformas.
Atualizar IBAN nas finanças

Como atualizar o IBAN nas Finanças e Segurança Social?

O IBAN, ou seja, o número da tua conta bancária, deve estar sempre atualizado no site da Autoridade Tributária (AT), mas também na Segurança Social Direta. Apesar de estarem ambas ligadas ao Estado, é importante que a informação seja coincidente por se tratarem de assuntos diferentes.