Comentários: 0
Lisboa vai ter novo Museu de Art Déco, pela mão de Berardo
wikimedia_commons

José Berardo, que detém vários museus privados em Portugal, vai abrir em 2017 um novo museu em Lisboa, na zona de Alcântara, com a totalidade da coleção privada de arte nova e arte déco. O colecionador madeirense tem exibido parte da sua coleção de arte moderna e contemporânea no Museu Coleção Berardo, instalado há nove anos no Centro Cultural de Belém (CCB), no âmbito de um acordo com o Estado.

Em declarações à Lusa, o empresário revelou que o projeto “está em fase de obras e deverá abrir no próximo ano”, na Rua 1º de Maio, na freguesia de Alcântara. “Vai receber 100% da minha coleção de arte nova e arte déco”, disse, adiantando que o espaço deverá chamar-se Museu Berardo – Art Nouveau, Art Déco.

Berardo esclareceu ainda que este museu não terá “nada a ver” com o que está instalado no CCB. “São independentes. Será um museu como tenho outros, na Anadia, no Bombarral, com as minhas peças de arte, para mostrar ao público”. O objetivo da abertura deste novo museu, frisou, é “contribuir para a cultura do país”.

Segundo o colecionador, o Buddha Eden Garden, um jardim com cerca de 35 hectares na Quinta dos Loridos, no concelho do Bombarral, onde se encontram centenas de figuras orientais como budas, pagodes, estátuas de terracota e outras esculturas, recebe anualmente 300 mil visitantes.

Em 2010 José Berardo abriu o Underground Museum em Sangalhos, Anadia, ligado à enologia, num espaço subterrâneo onde exibe coleções de arte africana, fósseis, cerâmica, minerais e azulejo antigos.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Etiquetas