Arquitetos portugueses

Mariana Pestana é nova curadora-chefe do centro de arquitetura do MAC/CCB

A arquiteta e investigadora Mariana Pestana é a nova curadora-chefe do Centro de Arquitetura do Museu de Arte Contemporânea do Centro Cultural de Belém (MAC/CCB), em Lisboa, anunciou esta quarta-feira a Fundação CCB. A curadora, licenciada em arquitetura na Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto e em Architectural Design pela Bartlett School of Architecture, em Londres, foi selecionada através de um concurso aberto em junho de 2023, ao qual concorreram 25 pessoas, e irá entrar em funções a 01 de março.
Arquiteto italiano coautor do CCB morre vítima do coronavírus

Arquiteto italiano coautor do CCB morre vítima do coronavírus

O coronavírus fez a primeira vítima mortal de uma figura ilustre da arquitetura internacional. Vitorrio Gregotti era conhecido, no mundo, como um dos pais da arquitetura moderna pelos traços de linhas retas e o conceito de urbanismo; em Itália foi contribuiu para desenhar a atual paisagem urbana do país; e em Portugal foi coautor do Centro Cultural de Belém (CCB). Este domingo, dia 15 de março de 2020, faleceu aos 92 anos devido a uma pneunomia agravada pelo Covid-19.
CCB arrendado para receber presidência portuguesa da UE em 2021

CCB arrendado para receber presidência portuguesa da UE em 2021

A Presidência do Conselho da União Europeia (UE) será portuguesa no primeiro semestre de 2021. E ficará instalada no Centro Cultural de Belém (CCB), em Lisboa. O Governo socialista de António Costa decidiu arrendar o espaço à Fundação Centro Cultural de Belém, por valor não revelado. A atividade cultural e eventos programados para os Auditórios do CCB, na Garagem Sul e no Museu Colecção Berardo, mantêm-se como sempre.