Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

The Flagdate investe 100 milhões de euros no mega-projeto " World of Wine", em Gaia

The Flagdate Partnership
The Flagdate Partnership
Autor: Redação

Um novo megaprojeto turístico, cultural e comercial vai nascer na zona histórica de Vila Nova de Gaia pela mão do grupo The Fladgate Partnership, dono das marcas Taylor’s, Croft, Fonseca e Krohn. O “World of Wine” (WoW), que vai implicar um investimento de 100 milhões de euros, deverá abrir as portas em junho de 2020 e criar 350 novos postos de trabalho diretos e permanentes. 

Classificado de Potencial Interesse Nacional, o novo projeto foi apresentado na semana passada, será dedicado à história da região, aos vinhos, à cortiça e à moda. Estão planeados cinco espaços temáticos, sobre vinhos portugueses, cortiça, história e a população do Porto, indústria da moda e do design no Norte do país e sobre a evolução dos copos de vinho. O complexo, que será implantado numa área de 3 hectares que era dos antigos armazéns de envelhecimento da Croft e da Taylor’s, terá também 12 restaurantes, área para eventos e zona comercial.

A Fladgate Partnership estima que, numa fase inicial, o World of Wine será visitado por 560 mil pessoas ao ano e que realizarão mais de um milhão de visitas culturais. A faturação esperada em 2025 é de 40 milhões de euros.

O investimento será realizado com recurso a meios próprios, a financiamento bancário e aos apoios comunitários ao abrigo do fundo Jessica (Joint European Support for Sustainable Investment in City Areas). E a empresa espera que o seu retorno, esperando num prazo mínimo de dez anos, seja assegurado por várias fontes.

Além dos bilhetes de acesso aos museus, cada um destes espaços terá uma loja próprias com merchandising. Por outro lado, haverá lojas de artesanato a explorar, bem como os 12 restaurantes e a escola de vinhos, resultante de uma parceria com o fornecedor líder de qualificação em vinhos no mundo, a WSET – Whine and Spirit Education Trust.