Comentários: 0
Lisboa em vias de ser Património Mundial
The Stocks

A capital portuguesa está na corrida para tornar-se em Património Mundial da Humanidade. O Comité do Património Mundial da UNESCO validou a inscrição da candidatura “Lisboa Histórica, Cidade Global” na Lista Indicativa de Portugal a Património Mundial. A área proposta corresponde ao plano de reconstrução da cidade, aprovado em 1758, incluindo a Baixa Pombalina entre o antigo Terreiro do Paço, hoje Praça do Comércio, a colina do Chiado e a área adjacente ao rio.

A candidatura em tem conta a topografia do local, a geomorfologia, hidrologia e recursos naturais. Também pesam fatores como o ambiente construído, tanto histórico como contemporâneo, as infraestruturas acima e abaixo do nível do solo, os espaços abertos e jardins, os padrões de uso do solo e a organização espacial, as percepções e relações visuais, bem como todos os outros elementos da estrutura urbana. E o documento inclui ainda práticas e valores sociais e culturais, processos económicos e dimensões intangíveis do património relacionado com a diversidade e identidade. 

"A notícia reveste-se de enorme importância para o município, que assim vê reconhecido o trabalho preparatório já feito e encara, desde já, com empenho, o desafio para o seu aprofundamento, com vista a apresentar Lisboa como uma cidade singular nas suas características – uma urbe em constante transformação, onde coexistem o antigo e o contemporâneo, cosmopolita, inclusiva, sustentável e solidária – candidata a ser distinguida como Património da Humanidade”, considera presidente da Câmara Municipal de Lisboa (CML), Fernando Medina, citado pela imprensa.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade