Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Icónico Quartel da Graça em Lisboa convertido em hotel de luxo

O Quartel localiza-se no Largo da Graça, em Lisboa / REVIVE
O Quartel localiza-se no Largo da Graça, em Lisboa / REVIVE
Autor: Redação

O antigo Quartel da Graça, em Lisboa, vai ser reabilitado e transformado num hotel de luxo, cujo investimento estimado ronda os quase 30 milhões de euros. O imóvel vai ficar nas mãos de privados durante 50 anos, ao abrigo do programa Revive, que pretende dar uma segunda vida ao património cultural e histórico devoluto do Estado.

O concurso público foi lançado esta segunda-feira (4 de fevereiro de 2019) pelo Governo, determinando que ao imóvel histórico seja dada a utilização de hotel de cinco estrelas. A renda anual a pagar pelo concessionário é de 332.604 euros, que se traduzirá num investimento total na ordem dos 30 milhões. A área de construção total é de 15.495 metros quadrados (m2), ficando de fora da concessão a igreja e respetivo jardim.

O processo vai ter duas fases. A primeira vai decorrer até dia 6 de março de 2019, para qualificação prévia dos candidatos, sendo que depois será lançada uma segunda fase com um período de 25 dias para apresentação de propostas.

Imóvel com história no centro da capital

O Quartel da Graça, em Lisboa, é um dos 33 imóveis inscritos no Revive, um programa conjunto dos ministérios da Economia, Cultura e Finanças com a colaboração das autarquias locais, que quer valorizar e recuperar o património sem uso.

O edifício icónico, localizado no Largo da Graça, em pleno centro histórico da capital, não passa despercebido a quem por lá passa. Fundado enquanto Convento da Graça, no século XIII, para acolher ordens religiosas, o edifício foi reedificado no século XVI e restaurado após o terramoto de 1755. Foi depois ocupado pelo Exército português e rebatizado como Quartel da Graça.