O projeto reformulado prevê, agora, a construção de três hotéis de luxo junto à orla costeira, mas ocupando menos área.
Comentários: 0
“Ambiente” chumba projeto turístico no Algarve, mas promotores (com Pais do Amaral) não desistem
Photo by Nathalie Ehrnleitner on Unsplash

As empresas Top Building (na qual Pais do Amaral tem uma participação), Astronow, Areia Feliz e Estoril Investe querem construir um mega empreendimento turístico de luxo em Portimão, no Algarve. Em junho, a versão inicial do projeto recebeu um parecer de impacte ambiental desfavorável, mas as promotoras não desistiram. Voltaram a “submeter” uma nova proposta, mas com alterações para “fintar” as condicionantes ambientais.

A operação previa a construção de três hotéis, no total de 600 camas, a cerca de 200 metros de “arribas instáveis”, segundo o jornal do Algarve, tendo recebido um parecer negativo, também, da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve.

A comissão considerou, na altura, que, “independentemente das medidas propostas no Estudo de Impacte Ambiental (EIA) para a mitigação, prevenção e compensação dos impactes identificados, o projeto não reúne condições para poder ser viabilizado, nomeadamente no que se refere a fatores como a biodiversidade e a paisagem”.

"Novo" projeto continua com 3 hotéis, mas menos quartos

Depois do primeiro chumbo, os promotores decidiram entregar à CCDR um novo EIA para o projeto, que continua a prever a construção de três hotéis, embora a área total tenha passado dos 11.500 metros quadrados (m2) para os 8.237 m2, segundo a mesma publicação. Após a reformulação do projeto, cada hotel terá 12 metros de altura, menos três metros do que estava inicialmente previsto, e 353 quartos, menos 58 face à proposta inicial.

Os promotores asseguram que o mega empreendimento deverá ficar a 230 metros da orla costeira, para assim distanciar as unidades hoteleiras das falésias. Um argumento que não convence, apesar disso, os ambientalistas, que destacam o facto de este local ser “um dos últimos e mais notáveis redutos não ocupados do litoral do concelho de Portimão”.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta