Comentários: 0
Vistos gold: já há investidores estrangeiros a cancelar compras em Portugal  
Photo by Tom Parkes on Unsplash

Começam a surgir as primeiras reações ao fim dos vistos gold nas áreas metropolitanas de Lisboa e Porto. Depois de confirmado o “travão” à atribuição de Autorizações de Residência para Atividade de Investimento (ARI) – como é conhecido o regime –, houve investidores, sobretudo chineses e brasileiros, a cancelar contratos de promessa de compra e venda e até escrituras.

A informação é avançada pelo vice-presidente da Associação Portuguesa dos Promotores e Investidores Imobiliários (APPII), Hugo Santos Ferreira, em entrevista à rádio TSF. O responsável conta que tem recebidos dezenas de telefonemas desde que a medida foi aprovada no Parlamento.

"No dia do anúncio da medida muitos contratos de promessa de compra e venda ou algumas escrituras não se chegaram a efetivar pela incerteza e agora pela confirmação da aprovação da medida com o Orçamento do Estado", refere Hugo Santos Ferreira, que aponta os “muitos relatos, referentes a Lisboa e Porto, de contratos que estavam para ser assinados esta semana e que foram suspensos ou cancelados devido à decisão do Parlamento", sobretudo de investidores chineses e brasileiros.

O representante dos promotores relata o caso de um investidor de Xangai que estava a analisar a “aquisição de grandes ativos em Lisboa”, e que decidiu não avançar depois de saber das novas regras.

"Coloquemos as coisas ao contrário: se fosse um português a investir na China ou no Brasil muito dificilmente iria investir num interior que não conhece, mas sim nas principais cidades com expectativas de retorno e rentabilidade conhecidas com um risco mais diminuto", remata o vice-presidente da APPII.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta