
A pandemia do novo coronavírus está a afetar a economia um pouco por todo o mundo, e Portugal não é exceção. E o setor imobiliário está também a “sentir o abalo” causado pelo Covid-19. Mas “o interesse pelo mercado imobiliário português não desapareceu”, adianta José Cardoso Botelho, diretor-geral da Vanguard Properties (VP), umas das promotoras estrangeiras que mais tem investido no país.
Segundo o responsável, perante a atual crise “é preciso garantir que as empresas recebem o que têm a receber e que paguem aos seus fornecedores”. “É isso que a VP está a fazer. Senão é preocupante e entra-se numa espiral perigosa de incumprimentos”, referiu, em entrevista ao Expresso.
Salientando que se assiste atualmente a uma maior utilização da internet por potenciais investidores e que o “interesse no mercado nacional não desapareceu”, o responsável reconheceu que a VP recebeu pedidos de adiamento de Contratos de Reserva e de Contratos Promessa de Compra e Venda (CPCV). “Sobretudo por impossibilidade de deslocação dos investidores estrangeiros e nacionais por motivos de distanciamento social ou de quarentena voluntária”, esclareceu.
Para José Cardoso Botelho a situação começa, no entanto, a mudar nos mercados orientais. “Se nas últimas duas semanas tivemos pedidos de cancelamento de reservas por parte de investidores asiáticos, desde ontem [segunda-feira, dia 23 de março de 2020] começámos a registar novos pedidos. Nessa região, China, Japão e Singapura, por exemplo, a atividade está a retomar o seu curso”.
Relativamente aos projetos da VP, o diretor geral da promotora imobiliária confirma que todas as obras estão a prosseguir, apesar de haver “alguns problemas com pequenos fornecedores”.
Sobre a possibiilidade de haver despedimentos, José Cardoso Botelho referiu que a empresa não alterou “em nada” a sua política de pagamentos. “O mesmo acontece com os nossos colaboradores, que estão em teletrabalho sem nenhuma perda de regalias”, frisou, acrescentando que “a procura vai retomar”.
Para poder comentar deves entrar na tua conta