Investidores mantêm-se otimistas em tempos de Covid-19 e vão continuar a investir este ano
Em causa está um inquérito da consultora Worx, que conclui que 89% dos investidores prevê concluir alguma operação até final do ano.

Vivem-se momentos conturbados a nível económico em Portugal e no mundo, e o setor imobiliário também está a sentir os efeitos da crise criada pela pandemia do novo coronavírus. Mas os investidores imobiliários mantêm o otimismo, mostrando vontade de continuar a investir. Segundo um questionário realizado pela Worx Real Estate Consultants, 89% dos investidores prevê realizar operações de investimento até final do ano.
De acordo com a consultora, o questionário em causa foi realizado a investidores com o objetivo de averiguar quais são os seus “comportamentos e expetativas”, de forma a delinear “estratégias sólidas que promovam o crescimento do setor”.
Face ao atual momento que vive o setor, mais de metade dos inquiridos (54%) afirma ter alterado o seu perfil de investimento. Paralelamente, 59% dos inquiridos assegura que não suspendeu as atividades de investimento que têm em curso.
Quando questionados sobre se previam libertar alguns dos ativos do seu portefólio imobiliário para fazer face a eventuais dificuldades de liquidez, tendo em conta o “panomara” atual, a maioria dos investidores (76%) respondeu “não”.
De referir ainda que 62% dos inquiridos acredita que haverá uma queda dos valores de mercado por exigência de yields superiores enquanto 35% considera que vai haver uma estabilização dos valores, com maior equilíbrio entre oferta e procura. De referir que apenas 3% acredita que se vai verificar uma rápida retoma para o comportamento pré-Covid-19.