Investimento imobiliário comercial no país deve superar volume de 2024
O mercado português continua a apresentar altos valores de atratividade no que respeita ao investimento imobiliário comercial. Só até ao final do terceiro trimestre deste ano, houve um crescimento de 72% no volume de investimento, face a igual período do ano passado. Esta atratividade é sustentada pela estabilidade dos fundamentais económicos, pelo interesse de investidores internacionais e pela crescente sofisticação do produto nacional.
Teletrabalho: quase 22% da população empregada trabalha à distância
O teletrabalho em Portugal está a redefinir o futuro do trabalho e a transformação urbana no país, tendo vindo para ficar. Este modelo de trabalho já se consolidou como um ativo estratégico, tornando-se mesmo numa componente central na gestão de talento, do mercado laboral e da dinâmica do mercado imobiliário.
Alexandre Herculano 53: projeto de escritórios premium chega a Lisboa
O centro de Lisboa tem um novo edifício de escritórios. Denominado Alexandre Herculano 53, é um projeto inovador e sustentável, focado no bem-estar dos ocupantes. Trata-se de um edifício que incorpora tecnologia de última geração e soluções de eficiência operacional, ambicionando, ainda, a conquista de certificações WiredScore Platinum, LEED Platinum e WELL Core & Shell Platinum.
Edifício de referência do Beloura Office Park entra no mercado
O edifício L Offices, um ativo de referência do Beloura Office Park, propriedade da TLG Global, acaba de entrar no mercado através da Worx Real Estate Consultants. Com uma localização estratégica, entre Lisboa, Cascais e Sintra, o L Offices tem um total de 6160 metros quadrados (m2) de área bru
Imobiliário comercial no país atraiu mais de 1.230 milhões de euros
O imobiliário comercial em Portugal continua a dar sinais de robustez, tendo atraído mais de 1.230 milhões de euros, no primeiro semestre do ano, o que corresponde a um aumento de 76% face ao mesmo período de 2024.
Edifício do Correio da Manhã e outros meios está no mercado
Acaba de chegar ao mercado o Edifício Medialivre, imóvel que acolhe algumas das mais importantes empresas de comunicação do país.
Contexto é de incerteza mas “há oportunidades em setores alternativos”
“Incerteza” e “esperar para ver”. Este é o sentimento partilhado por vários players do setor imobiliário em Portugal, estando o país a lidar com os desafios causados pelo contexto económico-financeiro que se faz sentir, com elevadas taxas de juro para atenuar a alta inflação. Para Pedro Rutkowski, CEO da Worx, o momento é desafiante e o contexto é de incerteza, mas há “oportunidades a surgir”, nomeadamente “em setores alternativos, como os de healthcare e living, que incluem ativos como residências seniores ou residências de estudantes”.
Investimento imobiliário continua “robusto” - mas derrapa 30% em 2021
Há um ano arrancava 2021, assolado pelos efeitos da pandemia da Covid-19. As restrições à circulação voltaram e os negócios imobiliários abrandaram no primeiro semestre do ano. Pouco a pouco, as medidas de desconfinamento foram vendo a luz do dia e a segunda metade do ano foi mesmo marcada por uma retoma acelerada do investimento imobiliário comercial no país. E, no final, quanto conseguiu atrair Portugal? Várias consultoras presentes no país estimam que, no final de 2021, o volume de transações de investimento em imobiliário de rendimento se situe perto dos 2.000 milhões de euros. Este é um valor 30% inferior ao apurado em 2020, ano em que se atingiu cerca de 2.800 milhões, o terceiro máximo histórico alguma vez registado. E o que se espera em 2022? Que o investimento supere os valores pré-pandemia, atingindo os 3.000 milhões de euros.
O que esperar do imobiliário em 2022, segundo especialistas
Um ano de recuperação. É assim que 2021 é caracterizado pelos especialistas do mercado imobiliário. Depois de mais um ano conturbado pela pandemia da Covid-19, o investimento imobiliário comercial em Portugal deverá conseguir arrecadar quase 2.000 milhões de euros em 2021, um valor, ainda assim, 30% inferior ao registado em 2020. E o que é que se pode esperar de 2022? As perspetivas são otimistas e já há vários negócios em vista. Este é o olhar de várias consultoras presentes em Portugal sobre o futuro do investimento imobiliário no país.
Green Park: novo escritório da Unicre em Lisboa está concluído
O Green Park, em Lisboa, foi o local escolhido para abrir o novo escritório da Unicre. Os trabalhos de adaptação levados a cabo pela Worx já terminaram e a empresa já está instalada no novo espaço de trabalho.
Confiança já começa a ser restabelecida – mas como influencia o mercado imobiliário?
Com o fim do desconfinamento, a saída do país do estado de emergência e um maior ritmo de vacinação, os consumidores começam a restabelecer a sua confiança no país para níveis próximos de março do ano passado. Este pode ser o primeiro passo para a esperada retoma da atividade económica e respetiva fase de recuperação. Mas como tudo isto influencia o mercado imobiliário?
Imobiliário continuará a ser “um excelente ativo de refúgio”
Apesar dos desafios da pandemia, o mercado imobiliário português tem-se demonstrado resiliente e deverá continuar a reunir as condições que o têm tornado tão atrativo para os investidores nacionais e internacionais, segundo o WMarket Review da Worx.
Escritórios em 2021: “Vamos assistir a maiores renegociações e reduções de área”
Como é que o mercado de escritórios se vai comportar em 2021, um ano que continua a ser marcado pela pandemia da Covid-19? O teletrabalho vai “obrigar” as empresas a mudar ou a repensar o seu modelo de negócios? Segundo Pedro Salema Garção, Head of Agency da Worx, os principais negócios serão avançados por empresas de grande dimensão. “Vamos assistir a maiores renegociações, reduções de área e, nos casos onde a mudança não é uma prioridade, um maior atraso nos processos”.
Escritórios em Lisboa: MYW Portugal é a nova inquilina da Torre 1 Amoreiras
A MYW Portugal, um marketplace internacional, é o mais recente inquilino da Torre 1 Amoreiras, um espaço de escritórios localizado na zona prime de Lisboa. Trata-se de um edifício que foi “alvo de uma modernização nas áreas comuns, o que o torna numa boa opção para empresas que procuram modernidade e prestígio”, refere a Worx, responsável pela colocação, em comunicado.
Mais de 1,6 mil milhões investidos em imobiliário comercial no primeiro semestre
Foram investidos mais de 1,6 mil milhões de euros em imobiliário comercial em Portugal no primeiro semestre do ano, resultado de 20 operações, segundo dados da Worx que constam no seu WMarket 2020. Trata-se de um “valor alavancado por operações realizadas maioritariamente no primeiro trimestre”, revela a consultora imobiliária.
“Panorama atual no investimento imobiliário não é
dramático”
“O panorama atual no investimento imobiliário não é dramático”, sendo que os investidores não estão a tomar “decisões porque estão a avaliar o impacto nos seus portfolios”, encontrando-se “o investimento em novos projetos em ‘stand-by’”. A garantia é dada por Pedro Valente, do departamento de Capital Markets da Worx, que considera, no entanto, que “continua a existir um grande interesse pelo mercado nacional bem como uma enorme liquidez”.
Investidores mantêm-se otimistas em tempos de Covid-19 e vão continuar a investir este ano
Vivem-se momentos conturbados a nível económico em Portugal e no mundo, e o setor imobiliário também está a sentir os efeitos da crise criada pela pandemia do novo coronavírus. Mas os investidores imobiliários mantêm o otimismo, mostrando vontade de continuar a investir. Segundo um questionário realizado pela Worx Real Estate Consultants, 89% dos investidores prevê realizar operações de investimento até final do ano.
O impacto do Covid-19 nos escritórios? Teletrabalho “vai mudar o paradigma da procura de imóveis”
Os efeitos da pandemia do coronavírus fazem-se sentir em todo o setor imobiliário. E o segmento de escritórios não foge à regra. Mas o mercado – e as empresas – pode (e deve) aproveitar esta fase para descobrir oportunidades, revela Pedro Salema Garção, Head of Agency da Worx. Segundo o responsável, “o facto de grande parte da população estar a trabalhar remotamente vai mudar o paradigma da procura de imóveis”. Uma “tendência que será adotada por algumas empresas ao perceberem que funciona”, conta.
Retalho continua no radar: registou 311 milhões de investimento no primeiro semestre
O setor do retalho continua a ser um dos segmentos mais ativos no mercado imobiliário nacional, tendo registado no primeiro semestre do ano 311 milhões de euros de investimento comercial imobiliário.
Mais de mil milhões investidos em imobiliário comercial: menos 26% que há um ano
O investimento comercial imobiliário diminuiu no 1º semestre de 2019, quando comparado com o mesmo período do ano passado: entre janeiro e junho, foram transacionados 1.054,4 milhões de euros, menos 26% que no período homólogo.
Edifício Areeiro 13 (ex-Registo Civil) foi comprado pela AG Capital e vai ter uso residencial
O edifício Areeiro 13, na Praça Francisco Sá Carneiro 13, no Areeiro, em Lisboa, mudou de mãos, tendo sido vendido pela Imofundos à AG Capital, que o irá transformar num projeto residencial. Foi ali que funcionou o balcão de atendimento do Registo Civil.
Há um edifício de escritórios na capital com 4.590 m2 à procura de inquilino
Chegou ao mercado um edifício de escritórios em Lisboa com uma área bruta total de 4.590 metros quadrados (m2). O edifício EUA 43, situado na Avenida dos Estados Unidos da América, está a ser comercializado pelas consultoras Worx e JLL, tendo sido mandatadas para tal pelo proprietário, a Importantembrace.
Taxa de ocupação de escritórios em Lisboa em máximos de 10 anos
O mercado de escritórios de Lisboa está ao rubro, tendo registado em 2018 a maior taxa de ocupação dos últimos 10 anos. Segundo a consultora imobiliária Worx, o volume total de ‘take up’ foi de aproximadamente 200.000 metros quadrados (m2), o que representa um aumento de 20% face ao ano anterior.
Rendas “prime” do setor industrial & logístico em máximos de 2012 na Europa
Os valores de renda para o setor industrial & logístico tiveram uma evolução muito ligeira, com o índice de arrendamento efetivo líquido a permanecer em terreno muito estável nos últimos seis meses. Segundo a Worx, nos principais mercados europeus, os arrendamentos considerados “prime” aumentaram 6% nos últimos cinco anos, ou seja, de 2012 a 2017.
Worx lança marca de construção para "responder às necessidades do mercado"
A consultora imobiliária Worx acaba de lançar a marca de construção DONE Design to Build, que “vem responder às necessidades do mercado, por serviços mais completos e concentrados, sendo apenas um interlocutor a responder e acompanhar todas as necessidades do cliente”, refere a empresa.