Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Healthcare Activos estreia-se em Portugal: compra hospital do grupo Trofa Saúde por 25 milhões

Esta é a primeira operação da empresa especializada em ativos imobiliários no setor da saúde fora de território espanhol.

Healthcare Activos
Healthcare Activos
Autor: Redação

A Healthcare Activos, especializada em ativos imobiliários no setor da saúde, acabou de “aterrar” no mercado português. Comprou um hospital privado em Vila Real, pertencente ao grupo Trofa Saúde, por 25 milhões de euros, consumando assim a sua primeira operação fora de fronteiras espanholas. A gestão do hospital continuará a cargo do grupo Trofa Saúde, mediante um contrato de arrendamento de longa duração.

A aquisição foi realizada através do seu veículo de investimento, Healthcare Activos Investment, criado em 2016. Um veículo que, segundo o comunicado da empresa, “investe em ativos operativos em fase de estabilização ou desenvolvimento e construção de novos edifícios”.

O hospital privado de Vila Real, de nova construção e equipado com tecnologia de nova geração, foi inaugurado em outubro de 2018 e tem 58 camas, 83 consultórios e 3 salas de cirurgia nos seus quase 23.000 metros quadrados (m2) construídos. O hospital, até agora propriedade do grupo Trofa Saúde, continuará a ser gerido pelo mesmo.

 “Estamos muito satisfeitos com a aquisição do nosso primeiro ativo em Portugal, gerido a longo prazo por um dos operadores líderes de mercado no país com provas dadas de capacidades de gestão e visão estratégica, com foco predominante na qualidade”, comenta o fundador e presidente da Healthcare, Jorge Guarner.

Para Albert Fernández, CEO da Healthcare Activos, esta aquisição dá continuidade “à estratégia de investimento a longo prazo em ativos selecionados, iniciando assim o processo de internacionalização desenhado desde a criação da Healthcare Activos”.

Quem é a Healthcare Activos?

A Healthcare Activos assume-se como “plataforma líder” na Península Ibérica em ativos imobiliários do setor saúde (incluindo hospitais, clínicas e residências séniores; na promoção, operação e reabilitação) e desde a sua criação, em 2016, a empresa adquiriu mais de 39 ativos, dos quais 32 se encontram operativos e sete em fase de desenvolvimento, com um valor patrimonial de mais de 450 milhões de euros.

A plataforma tem dois veículos de investimento com os mesmos fundamentos de negócio de longo prazo (ativos selecionados de alta qualidade, com rendas de longo prazo para as principais operadoras europeias com contratos de rede fixa e tripla garantia de longo prazo), mas com estratégias diferenciadas e com investidores de diferentes perfis:

  • Healthcare Activos Investment, que tem a Oaktree como seu principal investidor e se concentra em ativos operacionais em fase de estabilização ou no desenvolvimento e construção de novos edifícios;
  • Healthcare Activos Yield, criado em conjunto com a Altamar Capital Partners, tendo como investidores os principais investidores institucionais e family offices em Espanha e na América Latina e que investe em ativos já operacionais e estáveis. Esta socimi espanhola, com uma carteira de ativos avaliados em 310 milhões, estreou-se na Euronext de Paris no passado dia 1 de outubro.