Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Novo hotel na estação de Santa Apolónia já “saiu do papel” – terá 125 quartos e abre em 2021

Em causa está um investimento de cerca de 12 milhões de euros que servirá também para reabilitar e adaptar parte do edifício da estação.

Google Maps
Google Maps
Autor: Redação

As obras para transformar parte da estação ferroviária de Santa Apolónia, em Lisboa, num hotel de quatro estrelas já arrancaram: começaram em julho, em plena pandemia da Covid-19, e devem durar pelo menos um ano, pelo que a abertura da unidade, que terá 125 quartos, está prevista para o verão de 2021.

O grupo Sonae, através da empresa hoteleira Capital The House Ribeira, venceu o concurso de subconcessão lançado pela Infra-estruturas de Portugal (IP) para a instalação e exploração de um hotel na estação da Santa Apolónia, por um período de 35 anos. Em causa está um investimento de cerca de 12 milhões de euros que servirá também para reabilitar e adaptar parte do edifício da estação, inaugurada em 1865, escreve o Público.

O projeto, a cargo do gabinete do arquiteto Miguel Saraiva, vai ocupar a ala sul do edifício. A IP adiantou, citada pela publicação, que a área onde será implantado o hotel “compreende a ocupação de espaços não essenciais à prestação do serviço ferroviário”. “Tanto as obras que estão a decorrer como o posterior funcionamento da unidade hoteleira não colidem nem condicionam a exploração e o transporte ferroviário em Santa Apolónia. As obras em curso não afetam os serviços da IP e da CP que funcionam naquela estação”, referiu. 

De referir que a fachada do edifício, que não detém qualquer classificação patrimonial, não sofrerá alterações. “Esta concessão tem como principais objetivos a requalificação de parte do edifício que, face à concentração de alguns serviços da IP noutras instalações, se encontra vago atualmente e desaproveitado e a rentabilização de um espaço situado numa zona nobre da cidade de Lisboa com enorme potencial turístico e frente ao Terminal de Cruzeiros”, acrescentou a IP.