Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Dar nova vida a ativos imobiliários diferenciados: uma empresa com ligações a Israel a dar frutos em Portugal

Moisés Broder, CEO da promotora imobiliária Incentinveste, fala ao idealista/news sobre a sua ligação a Israel e sobre os projetos da empresa em Portugal.

Vitória Residence vai nascer em Setúbal, nas antigas instalações da Universidade Moderna / Incentinveste
Vitória Residence vai nascer em Setúbal, nas antigas instalações da Universidade Moderna / Incentinveste

A promotora imobiliária Incentinveste está no mercado há mais de 25 anos, tendo sido fundada por Moisés Broder, um empresário ligado ao setor que nasceu em Lisboa e é filho de pais judeus. “Desde muito novo que criei e desenvolvi uma forte relação com Israel”, diz, em entrevista ao idealista/news, adiantando que tem estado, juntamente com a neta, Carine Lederer, a “explorar novas oportunidades para apresentar” no país.

O CEO da Incentinveste, que ao longo dos anos tem projetado, desenvolvido e construído empreendimentos imobiliários em Lisboa e nas zonas envolventes, desfaz-se em elogios ao Vitória Residence, um recente projeto promovido pela empresa - a comercialização exclusiva está a cargo da Venda Direta - que vai nascer em Setúbal, nas antigas instalações da Universidade Moderna. Terá 64 apartamentos e as obras arrancam em breve, conta, salientando que, até à data, tem havido “bastante interesse nos apartamentos, tanto de parte de famílias locais como de clientes estrangeiros”. 

“Sim, trata-se do maior, mais contemporâneo e exclusivo edifício em Setúbal. Um dos seus atributos únicos é a conservação de algumas características arquitetónicas de quando era um pólo universitário, nomeadamente os corredores bastante amplos”, conta.

Fale-nos um pouco sobre a Incentinveste. Foi fundada há mais de 25 anos, certo? Como é que tudo começou?

Comecei a trabalhar para o meu pai quando ainda era adolescente. Desde então, enveredei por muitas áreas de negócio diferentes, mas sempre tive interesse pelo imobiliário. O imobiliário é uma indústria que se transforma todos os dias, e tenho trabalhado para contribuir para essa mudança. Há mais de 50 anos que estou envolvido nesta área, o que me levou a fundar a Incentinveste, uma empresa focada em ativos imobiliários diferenciados. 

"Há mais de 50 anos que estou envolvido nesta área, o que me levou a fundar a Incentinveste, uma empresa focada em ativos imobiliários diferenciados. (...) Ao longo dos anos, temos adquirido imóveis tanto comerciais como habitacionais"
Moisés Broder

A Incentinveste adapta-se ao mercado e procura satisfazer as necessidades do mercado em qualquer altura. Ao longo dos anos, temos adquirido imóveis tanto comerciais como habitacionais. Fazemos uma avaliação destes imóveis, estudando qual a melhor solução para a sua dinamização e rentabilização, desenvolvemos o projeto que melhor se adequa a esse fim e, por fim, ou executamos a construção ou vendemos os imóveis a terceiros, muitas vezes já com projetos aprovados.

A Incentinveste tem projetado, desenvolvido e construído empreendimentos imobiliários em Lisboa e nas zonas envolventes, lê-se no site da empresa. Fale-nos um pouco sobre estes projetos, nomeadamente sobre o Vitória Residence, que vai nascer em Setúbal?

Em 2008, adquirimos os edifícios que compunham dois dos pólos universitários da antiga Universidade Moderna, o de Lisboa, em Belém, e o de Setúbal. Onde era o pólo de Setúbal, o edifício será parcialmente demolido, reconstruído e reconvertido em habitação, um projeto do mais moderno e atual no seu segmento na zona de Setúbal. 

Após uma exaustiva prospeção de mercado e a avaliação da procura nesta região, concluímos que a oferta habitacional, principalmente de qualidade, era bastante limitada em Setúbal. O empreendimento engloba 64 apartamentos, desde estúdios a T2, com áreas comuns de excelência. O edifício irá oferecer serviço de vigilância 24 horas, estacionamento coberto e exterior, assim como uma piscina panorâmica na cobertura, o que não existe em mais nenhum ponto da cidade. Trata-se de um investimento que ronda os 11 milhões de euros.

"Em 2008, adquirimos os edifícios que compunham dois dos pólos universitários da antiga Universidade Moderna, o de Lisboa, em Belém, e o de Setúbal. (...) O pólo de Belém foi vendido em 2015 à Vogue Homes"
Moisés Broder

Já o pólo de Belém foi vendido em 2015 à Vogue Homes, uma sociedade de investimentos imobiliários, pelo que já não estamos ligados a esse projeto.

Ainda sobre o Vitória Residence, que terá 64 apartamentos – cinco de tipologia T0, 50 de tipologia T1 e 9 de tipologia T2 –, quando estará concluído? Pode afirmar-se que será um dos maiores projetos imobiliários a nascer em Setúbal?

A construção do Vitória Residence arranca nas próximas semanas e o empreendimento estará concluído até ao final do verão de 2022. Até à data, temos visto bastante interesse nos apartamentos, tanto de parte de famílias locais como de clientes estrangeiros. 

Falando objetivamente, sim, trata-se do maior, mais contemporâneo e exclusivo edifício em Setúbal. Um dos seus atributos únicos é a conservação de algumas características arquitetónicas de quando era um pólo universitário, nomeadamente os corredores bastante amplos. 

Assim serão as traseiras do Vitória Residence / Incentinveste
Assim serão as traseiras do Vitória Residence / Incentinveste

Setúbal tem despertado bastante atenção e atraído gente devido às suas bonitas paisagens, boa qualidade de vida e excelente gastronomia. O Vitoria Residence contribui para o desenvolvimento da cidade e oferece um lar confortável, extraordinário e contemporâneo aos seus compradores.

Segundo o site da Incentinveste, são oito os projetos que integram o portefólio da empresa. Mas há uma janela/opção com a informação ‘more to come’. O que está para vir? Que projetos são estes? 

O nosso site resume alguns dos projetos que levámos a cabo. No entanto, outros há que não constam dessa lista. Temos sido bastante ativos na compra e venda de vários imóveis na Área Metropolitana de Lisboa. Estes investimentos variam de dimensão e fim a que se destinam. 

"Estamos a desenvolver um importante projeto nas Avenidas Novas, no centro de Lisboa, que será de uso misto. Acreditamos que irá ser um empreendimentos de referência na cidade, e podemos garantir que surgirão grandes novidades"
Moisés Broder

Atualmente, estamos a desenvolver um importante projeto situado nas Avenidas Novas, no centro de Lisboa, que será de uso misto. Acreditamos que irá ser um empreendimentos de referência na cidade, e podemos garantir que surgirão grandes novidades.

A pandemia da Covid-19 teve ou está a ter algum impacto nos negócios da Incentinveste? 

A pandemia da Covid-19 atingiu-nos a todos quando menos esperávamos. A Incentinveste tem feito todos os esforços por manter os funcionários e continuar a operar do modo mais normal possível, com as devidas adaptações. Felizmente, a pandemia não afetou as vendas do Vitória Residence, o que prova a real necessidade que o mercado tem deste tipo de habitação.

Moisés Broder, CEO da Incentinveste / Incentinveste
Moisés Broder, CEO da Incentinveste / Incentinveste

“Moisés Broder está focado em cimentar e desenvolver relações entre Portugal e Israel no ramo imobiliário, criando oportunidades de negócio tanto para fins residenciais, como para comerciais e industriais”, lê-se no site da Incentinveste. Fale-nos um pouco sobre si e sobre estas relações entre Portugal e Israel.

Nasci em Lisboa, sou filho de pais judeus, mas desde muito novo que criei e desenvolvi uma forte relação com Israel. Ao longo dos anos, tenho mediado muitas relações comerciais entre os dois países, nas mais variadas áreas de atividade. Mais recentemente, a minha neta mais velha, Carine Lederer, veio de Israel para integrar a equipa no negócio da família e tem trabalhado para lhe dar continuidade.

Portugal é um país seguro, acolhedor e agradável, pelo que o turismo e o investimento em Portugal tornou-se uma tendência em Israel. No caso específico de Setúbal, é um ícone que representa todos estes benefícios para estrangeiros: os vinhos, a gastronomia, as paisagens, as praias, a serra, são tudo atrações que cativam os estrangeiros, entre eles, israelitas, sem hesitação. 

Juntamente com a Carine, temos estado constantemente a explorar novas oportunidades para apresentar a Israel.

Assim será o Vitória Residence: