Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Grupo francês Kardham “aterra” em Portugal e instala-se em Lisboa

Equipa será liderada pelo arquiteto luso-francês Frédéric Fernandes, que integra o Grupo Kardham há oito anos.

Arquiteto luso-francês Frédéric Fernandes é o diretor da Kardham Portugal / Grupo Kardham
Arquiteto luso-francês Frédéric Fernandes é o diretor da Kardham Portugal / Grupo Kardham
Autor: Redação

O Grupo Kardham, principal ‘player’ francês independente e integrado no mercado imobiliário profissional, anunciou recentemente a sua chegada a Portugal, em concreto a Lisboa, através da abertura de uma filial no país. A Kardham Portugal pretende estar o mais próximo possível de empresas que queiram desenvolver-se em território nacional, num contexto favorável de um mercado imobiliário pouco afetado pela crise da pandemia da Covid-19.

A empresa francesa vê o mercado português com bons olhos para o desenvolvimento do seu plano de expansão internacional, considerando que o imobiliário profissional em Portugal dá sinais de estar resiliente. Isto numa altura em que muitas empresas foram forçadas a alterar as suas estratégias imobiliárias, devido à crise pandémica.

Nesse sentido, o Grupo Kardham adianta, em comunicado, que pretende avançar com um forte plano de investimento que visa duplicar a oferta de escritórios em Lisboa até 2022, justificando a aposta com a mão de obra qualificada e relativamente barata, isto num país conhecido pela rica e inspiradora cultura arquitetónica.

Este conjunto de fatores levou a que o grupo decidisse abrir uma filial na capital portuguesa, com o objetivo de apoiar grandes empresas de grupos franceses e de outros países no desenvolvimento dos seus projetos de construção, reabilitação, instalação e reorganização. 

Fiel às suas origens, a Kardham Portugal promete trazer valor acrescentado a estas empresas, nomeadamente através de uma abordagem global que inclui, por exemplo, serviços de consultoria integrada, arquitetura e engenharia e serviços digitais e de design.

Em Portugal, a equipa será liderada pelo arquiteto luso-francês Frédéric Fernandes, que integra o Grupo Kardham há oito anos. O responsável elogia a qualidade da arquitetura nacional e lembra que o país tem ainda em atividade dois vencedores do prémio Pritzker, Álvaro Siza Vieira e Eduardo Souto de Moura. “Temos todas as cartas na mão para responder aos ambiciosos projetos que os nossos atuais e futuros clientes aí pretendem desenvolver, em setores distintos como o industrial, hospitalar, aeroportuário e de serviços”, diz, citado na nota.