Promotora Civilria avança com a construção da segunda torre de escritórios do projeto ICON e conclui edifício de ‘services apartaments’.
Comentários: 0
Projeto ICON está a nascer na Boavista
Promotora Civilria está a construir o projeto ICON, no Porto Elisabete Soares

O edifício de escritórios para a futura sede da Ageas Seguros no Porto, localizado no empreendimento ICON, na Boavista, encontra-se em fase final de construção, estando prevista a sua ocupação no final do primeiro trimestre de 2022. Promovido pelo grupo imobiliário Civilria, o edifício de escritórios, o primeiro a ficar concluído no empreendimento ICON, tem uma área de 12.791 metros quadrados (m2), distribuídos por rés do chão, cinco pisos e duas caves de estacionamento.

Ao idealista/news, Artur Varum, CEO da Civilria, confirma que, neste momento, o edifício de escritórios onde se vai instalar a Ageas no Norte encontra-se já na fase de acabamentos e decoração, também conhecida como ‘fit out’.

O empreendimento ICON, que se desenvolve próximo do Nó de Francos – num terreno junto à VCI, com a Via AEP –, é constituído por dois edifícios de escritórios e um residencial, destinado ao mercado de arrendamento, que representam um investimento de 60 milhões de euros. Os dois imóveis de escritórios têm no total cerca de 24.000 m2.

Assim será a sede da Ageas no Porto
Sede da seguradora Ageas no Porto será num dos edifícios de escritórios do projeto ICON Grupo Ageas Portugal

Segunda torre de escritórios em início de construção

A Civilria está também a construir os restantes dois edifícios que constituem o empreendimento ICON. Artur Varum refere que a segunda torre de escritórios está, neste momento, em início de construção, encontrando-se “na fase de execução da estrutura das caves”. Este edifício terá uma área de 11.645 m2, distribuídos por sete pisos, rés do chão e duas caves.

Já o edifício de ‘services apartaments’, que assenta no conceito de ‘build to rent’, para arrendamento, tem já concluída a fase de estrutura, contudo “a construção desenvolveu-se a um ritmo mais lento devido à pandemia”, destaca o gestor. Frisa, no entanto, que a abertura está prevista para “o próximo verão”. Este edifício terá 176 apartamentos e tem previsto um conjunto de serviços de apoios permanentes, como receção e lavandaria.

Edifício de ‘services apartaments’ está a ser construído
Elisabete Soares

Sobre o mercado de escritórios do Porto, Artur Varum acredita que o crescimento a que se assistiu “nos últimos anos se vai manter nos próximos tempos”. 

Na sua opinião, o facto de a pandemia ter travado alguns projetos fez com que a “oferta continue reduzida em relação à procura de projetos com qualidade e que respondam às exigências das empresas”. Acrescenta que, neste momento, as empresas querem espaços que respondam a “aspetos como a digitalização, a descarbonizarão e a saúde ambiental”.

Projeto ICON está a nascer na Boavista, no Porto
Vista panorâmica do projeto ICON Civilria

Souto Moura assina novo projeto residencial em Aveiro

A Civilria tem em fase de construção vários projetos residenciais, distribuídos pelos mercados de Lisboa, Aveiro e Vila Nova de Gaia. “Todos os empreendimentos residenciais apresentam um ritmo de construção e comercialização muito bom”, refere Artur Varum, salientando que a empresa “concluiu 247 frações que se encontram praticamente comercializadas".

Uma situação que permite ao promotor avançar com a construção de novos projetos residenciais. É o caso de “um empreendimento, com projeto do arquiteto Souto Moura, com 6.000 m2 acima do solo e numa localização única em Aveiro”, revela.

Ainda em Aveiro a Civilria tem um conjunto de terrenos para os quais “está a desenvolver projetos e onde vão surgir empreendimentos relevantes e que serão uma marca para a cidade”, frisa Artur Varum.

Sobre o projeto Vitasal, que vai desenvolver-se nos terrenos da antiga fábrica Vitasal, empresa de higienização de sal que durante anos funcionou em Aveiro, Artur Varum destaca que "o empreendimento tem previsto quatro edifícios com 24.000 m2 e um equipamento cultural”. As instalações devolutas que existiam no local já foram demolidas pela Civilria, atual proprietária dos terrenos. 

O grupo tem também em fase de conclusão da construção – prevista para 2022 - duas plataformas logísticas para os CTT Expresso, uma em Aveiro e outra em Palmela, que totalizam 17.000 m2 e que vão fazer parte dos ativos de rendimento do grupo.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta