Empresa norueguesa vai construir na Zona Industrial e Logística de Sines um projeto de aquacultura. Investimento é de 80 milhões.
Comentários: 0
Bacalhau e salmão serão produzidos em Sines
Foto de Valeria Boltneva no Pexels

Vai nascer em Sines um projeto de aquacultura com vista à produção de salmão e bacalhau. Em causa está um investimento de 80 milhões de euros a cargo da empresa norueguesa Maiken Foods, sendo que o complexo será construído numa zona com 10 hectares – o equivalente a dez campos de futebol – na Zona Industrial e Logística de Sines (ZILS). 

A Maiken Foods adianta, em comunicado, que foi assinado um contrato de reserva para a ZILS e que as obras de construção devem arrancar ainda em 2022, no quatro trimestre do ano. 

A empresa comenta que será aplicada em Sines “uma tecnologia inovadora para a criação de salmão e bacalhau em viveiros de terra”, tendo já desenvolvido projetos semelhantes noutros países. 

Está prevista a produção de cerca de 6.000 toneladas de salmão e bacalhau por ano, sendo que os mercados principais serão, além de Portugal, vários países da União Europeia (UE), sobretudo Espanha e Portugal.  

Numa primeira fase está previsto um investimento de 40 milhões de euros, tendo em vista a produção de salmão. Mais tarde, após novo investimento de igual valor, a aposta passará pela produção de bacalhau. 

Noruegueses investem em Sines
Maiken Foods

“Encontrámos em Sines as condições ideais para a instalação do nosso projeto, não só pelo acesso à água do mar, mas também pelo preço muito competitivo das energias renováveis, fatores determinantes para o nosso processo produtivo”, diz o fundador e CEO da Maiken Foods, Arve Gravdal, citado na nota

Já Filipe Costa, CEO da aicep Global Parques, refere que “o bacalhau da Noruega vai passar a ser português”. “O prato nacional ter de ser confecionado com produto importado tem os dias contados”, acrescentou.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Etiquetas