Evento vai acolher milhares de jovens para receber o Papa Francisco. Empreitada de 8 milhões de euros começou esta semana.
Comentários: 0
Papa Francisco em Portugal
Flickr

A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) vai realizar-se em Portugal dentro de um ano e já começaram a ser dados os primeiros passos. O evento vai decorrer na Bobadela, concelho de Loures, e espera acolher milhares de jovens de todo o mundo para receber a visita do Papa Francisco em Portugal. A empreitada de limpeza de terrenos, onde vai acontecer a JMJ2023, tem o visto do Tribunal de Contas e arrancou esta semana, visando deslocalizar contentores para o Parque Norte do Complexo Logístico da Bobadela. O contrato foi adjudicado por ajuste direto pela IP à construtora Mota-Engil.

O contrato no valor de 8,2 milhões de euros para adaptar o Parque Norte deste complexo na Bobadela, centralizando a atividade dos três terminais existentes, noticia o Público dando nota de que este complexo logístico permite a movimentação ferroviária da carga que chega aos portos nacionais e situa-se entre a Linha do Norte e o Tejo. Segundo o diário, há muito que moradores, ambientalistas e a Câmara de Loures reclamavam a retirada das centenas de contentores que se avolumam naquele local. 

Agora, o Parque Norte do Terminal de Mercadorias da Bobadela “será dotado com as condições para desempenhar as funções operacionais associadas ao transporte ferroviário de mercadorias na zona de Lisboa até à data da retirada total e definitiva no final de 2026”, escreve o jornal citando a IP. E, ao mesmo tempo, “criar condições para a realização” da JMJ 2023, conforme estabelecido da Resolução do Conselho de Ministros.

O destino e o custo da relocalização de toda esta operação do terminal ainda está em estudo, estando em cima da mesa cinco possíveis localizações:

  • Castanheira do Ribatejo (concelho de Vila Franca de Xira),
  • Carregado (Alenquer),
  • Rio Maior, Barreiro,
  • Poceirão.

No entanto, segundo disse à agência Lusa fonte da empresa pública, está ainda a ser realizada uma “análise de viabilidade de algumas soluções técnicas” e uma recolha de “contributos ou propostas de outras localizações que possam fazer sentido”.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta