A Sonae Sierra e o Bankinter, que estavam desde o final do ano passado a negociar a compra do Atrium Saldanha em Lisboa, anunciaram hoje que a operação foi realizada através de uma nova sociedade denominada Atrium BIRE SIGI, em que o vendedor Fibeira, de Armando Martins, também participa com uma fatia de 20%. E terá como acionistas também um grupo de investidores da Banca Patrimonial do Bankinter (de Espanha e de Portugal). O valor da transação não foi revelado, mas no mercado fala-se num montante à volta dos 200 milhões de euros.
O negócio – “em fase de conclusão e sujeito a aprovação pela Autoridade da Concorrência” - consiste na constituição de uma Sociedade Portuguesa de Gestão e Investimento Imobiliário (SIGI), que adquirirá 100% das ações da Imobiliária do Saldanha, S.A. (Imosal), controlada pela Kostas, e proprietária do emblemático imóvel de lojas e escritórios, localizado na praça Duque de Saldanha, no centro da capital.
“Esta operação dará acesso, principalmente em Portugal, a um investimento de longo prazo, a uma operação com volume relevante e a um ativo seguro e resiliente”, salientam os intervenientes em comunicado, considerando tratar-se de “um novo marco na sua estratégia de criação de instrumentos de investimento alternativos”.
Segundo sustentam os responsáveis da nova SIGI, o “conhecimento do ativo” por parte do vendedor “será, sem dúvida, um contributo muito valioso para o seu futuro”.
O edifício do Atrium Saldanha foi desenvolvido há 24 anos pelo vendedor, Armando Martins, que encomendou o projeto ao arquiteto Ricardo Bofill e, até agora, tem sido responsável pela gestão do ativo.
O imóvel tem uma área bruta locável de 31.000 metros quadrados (m2) e uma ocupação “próxima de 100%”, sendo um edifício de uso misto que combina escritórios, comércio e estacionamento e conta, atualmente, com mais de 100 inquilinos, estando a maior parte do arrendamento concentrada em escritórios.
Uma vez terminada a operação, o Atrium BIRE SIGI será o 18.º veículo de investimento lançado pelo Bankinter Investment nos últimos seis anos e o quinto veículo de investimento criado em parceria entre o Bankinter e a Sonae Sierra, replicando os modelos da ORES Portugal, ORES Socimi e outros.
Os intervenientes no negócio de compra e venda do Atrium Saldanha
- O Bankinter Investment é a subsidiária da ‘Investment Banking’ do Bankinter, uma atividade que o banco tem vindo a desenvolver há sete anos e a partir da qual tem dinamizado uma plataforma de investimentos alternativos.
- A Sonae Sierra é proprietária de 27 ativos de imobiliário na Europa e na América do Sul, entre os quais o centro comercial Vasco da Gama e o Colombo, em Lisboa, estando presente em 11 países e gerindo globalmente mais de 8.000 milhões de euros em ativos imobiliários de diferentes setores e usos.
- O grupo de empresas ligado à Fibeira tem desenvolvido projetos nas áreas de imobiliário e hotelaria, nomeadamente a participação em 40% da sociedade Realtejo (Hotel Hyatt Regency a inaugurar em Setembro deste ano), no Museu-Hotel no Palácio Condes da Ribeira Grande em Lisboa (obra em curso) e o projeto na Quinta/Palácio do Correio-Mor, com cerca de 220.000 metros quadrados de construção acima do solo destinado a habitação, escritórios, saúde, hotelaria e centro de congressos e arte contemporânea.
Para poder comentar deves entrar na tua conta