
O edifício onde funciona O Lar da Criança, situado junto à Assembleia da República, em Lisboa, foi colocado em leilão eletrónico pelo valor base de 2,586 milhões de euros. Mas o valor máximo dado pelo imóvel – foi ali que Marcelo Rebelo de Sousa estudou até aos 10 anos – fixou-se em 2,18 milhões de euros, pelo que o imóvel não será, para já, adjudicado.
Segundo o Jornal de Negócios, o edifício que alberga O Lar da Criança está arrendado por 1.971 euros mensais, tendo sido colocado em leilão online no dia 16 de setembro – o mesmo encerrou dia 2 de novembro.
A última oferta feita foi de 2,18 milhões de euros, menos que o estabelecido, pelo que o imóvel não será, para já, adjudicado, sendo considerada como licitação condicional, podendo vir a ser avaliada no processo de execução como se se tratasse de uma proposta de compra de um bem em venda por negociação particular, escreve a publicação.
Em causa está um edifício com uma área privativa de 672 metros quadrados (m2) com 16 assoalhadas, onde atualmente funcionam salas de aula, quatro casas de banho e uma cozinha, com um logradouro nas traseiras.
"Tinha um ano e meio quando entrei para O Lar da Criança, que estava a abrir, ainda na Rua da Imprensa. E lá vivi o melhor tempo da minha vida. Até aos 10 anos. Fiz as minhas primeiras comunhão e comunhão solene. Conheci o meu maior amigo. Aprendi a gostar de ser português. Criei a Casa de São Roque, com muitas colegas e muitos colegas, que ficaram amigas e amigos, e organizámos jogos e espetáculos, num exercício de liberdade único na época do ensino primário. E, com isso, também aprendi a ser livre. Tive ótimas professoras e parti para o liceu com uma bagagem cultural excecional. Porque a minha mãe trabalhava até muito tarde, entrava cedinho e saía à noite. Logo, era uma segunda casa, onde me sentia tão bem como na minha. Respirava-se um clima de afeto familiar… Essa a palavra exata: Éramos uma família. Que tinha uma mãe, que era pai ao mesmo tempo, e se chamava Bertinha!", lê-se no testemunho do Presidente da República, no site de O Lar da Criança.
Para poder comentar deves entrar na tua conta