"Capacidade de adaptação será crucial para aproveitar as oportunidades", diz Francisco Horta e Costa, Diretor-Geral da CBRE Portugal.
Comentários: 0
Investimento imobiliário em Portugal
Francisco Horta e Costa, Diretor-Geral da CBRE Portugal CBRE Portugal

“Portugal mantém-se como um destino estratégico para o investimento imobiliário com um desempenho sólido”. A garantia é dada por Francisco Horta e Costa, Diretor-Geral da CBRE Portugal. As previsões da consultora apontam, de resto, para que 2025 seja “mais um ano de crescimento” no mercado imobiliário português. 

Segundo o relatório Real Estate Market Outlook da CBRE, divulgado esta terça-feira (21 de janeiro de 2025), antecipa-se um crescimento de 8% em 2025 no mercado imobiliário nacional face a 2024, com o volume de investimento a rondar os 2,5 mil milhões de euros.

“Esperamos um ano alinhado com 2024, com desafios claros, nomeadamente no que à sustentabilidade diz respeito: deixou de ser opcional e tornou-se central para a competitividade dos ativos. Em 2025, a capacidade de adaptação será crucial para aproveitar as oportunidades que o mercado continua a oferecer”, refere em comunicado Francisco Horta e Costa. 

O estudo destaca, em jeito de balanço, o desempenho positivo nos segmentos de hotéis e retalho, a procura crescente por espaços logísticos modernos, o papel chave do talento na atratividade para o segmento dos escritórios e o avanço da sustentabilidade como critério obrigatório para novos projetos de forma transversal a todos os setores.

Portugal atrai novos investidores em imobiliário

Relativamente ao perfil dos investidores e do investimento, o estudo da CBRE permite concluir, por exemplo, que 40% dos mesmos investiram em Portugal pela primeira vez em 2024. E mais de metade (54%) do montante investido concentra-se em Lisboa, representado o Porto apenas 7% do valor total.

“A origem do capital tem um peso de 25% nacional, 75% internacional e 62% das transações foram de um único ativo (‘single asset transactions’), enquanto 38% foram transações de portefólios compostos por vários ativos imobiliários”, lê-se na nota. 

"A combinação de talento qualificado, novas infraestruturas industriais e um compromisso crescente com a sustentabilidade posicionam o país como uma escolha natural para investidores que procuram encontrar oportunidades num mercado em transformação"
Francisco Horta e Costa, Diretor-Geral da CBRE Portugal

Para Francisco Horta e Costa não há dúvidas: pelo facto dos segmentos logística e escritórios estarem a afirmar-se como “dinâmicos e estratégicos”, o ano 2025 será para “consolidar o potencial de Portugal enquanto ‘hub’ competitivo no sul da Europa”.

“A combinação de talento qualificado, novas infraestruturas industriais e um compromisso crescente com a sustentabilidade posicionam o país como uma escolha natural para investidores que procuram encontrar oportunidades num mercado em transformação”, remata.

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta