Comentários: 0
Marie Kondo ensina-te a ser mais produtivo com estas 5 dicas
blog.konmari.com

A guru da arrumação mais famosa do mundo, Marie Kondo, quer ajudar-te a ser mais produtivo no dia a dia. É preciso criar rotinas e disciplina, para que a organização das tarefas nas esferas pessoal e profissional seja mais fácil e capaz de fazer crescer os níveis de produtividade. Se quiseres pôr a tua vida e trabalho em ordem anota estas 5 dicas.

Estabelecer rotinas pode ser difícil. E quando menos esperas, a vida pode colocar-te perante desafios inesperados. Desde já, e para otimizar a produtividade, Marie Kondo revela que começou por definir como quer gastar o seu tempo em anos, meses, semanas e, depois, nas rotinas diárias. Ao fazer isso, diz, “alinha o tempo com prioridades daquele momento específico” da sua vida.

Atualmente, o seu é trabalhar da maneira mais eficiente possível para que possa passar mais tempo com os filhos. “Na esperança de ajudar os outros a criar uma rotina que desperte alegria”, a japonesa deixa no seu blog 5 dicas que a mantêm produtiva enquanto equilibra o trabalho e a família.

1. Começa a manhã com boa energia

“Costumo acordar por volta das seis da manhã com as minhas filhas. Quando me levando, abro as janelas para deixar entrar o ar fresco e queimo incenso. (...) De seguida faço uma oração de agradecimento pela saúde da minha família e dos membros da minha equipa e penso que vou fazer o máximo que conseguir naquele dia. Visto-me sempre, mesmo quando trabalho em casa. Vestir as roupas de trabalho torna-me mais produtiva. Utiliza algo que te faça sentir bem e confiante".

2. Faz uma lista de tarefas diária

“Quando estou à mesa, escrevo as minhas tarefas para esse dia. Está tudo incluído nessa lista, desde dobrar a roupa até responder a e-mails. Quando termino uma tarefa, faço um ‘check list’. Olhar para o fizemos no final do dia dá uma sensação de dever cumprido”.

3. Coordena-te como teu parceiro

“Discutir listas de coisas para fazer é um hábito produtivo entre parceiros. Quando casei, eu e o meu marido escrevemos numa tabela as tarefas domésticas. Este processo ajudou-nos a perceber o número de tarefas necessário para vivermos confortavelmente e quais os tipos de tarefas mais adequadas para cada um”.

“O meu marido adora cozinhar e eu gosto de limpar e arrumar. A maioria das coisas encaixam-se naturalmente. Descobrir isso antes de ter filhos foi útil e deixámos de utilizar a tabela agora que estabelecemos um ritmo, mas continuamos a partilhar tarefas”.

4. Limpa a tua mente

"Quando preciso de entender os meus pensamentos, pego uma folha em branco e escrevo tudo o que vai minha cabeça. Identifico quaisquer sentimentos confusos, razões de preocupação ou ansiedade e clarifico quais são os problemas que posso e não posso controlar”.

“Reconhecer que algo está fora do meu controlo ajuda-me a acalmar. Quando estou exausta e preciso de relaxar, esqueço tudo e limpo o chão. Manter as mãos ocupadas ajuda a minha mente a encontrar silêncio".

5. Cria uma rotina noturna

"A minha rotina noturna é focada em passar tempo de qualidade com os meus filhos. Depois de terminar o trabalho por volta das 18h, janto em casa com a família ou às vezes convido amigos. Antes de colocar os meus filhos na cama, leio-lhes um livro”.

“Depois das crianças estarem a dormir, troco a água dos vasos e volto a pôr as coisas no sítio. Como cada coisa já tem um local certo, normalmente consigo fazer essa tarefa em 10 minutos. Finalmente, antes de ir para a cama, utilizo óleos para aliviar o meu corpo no sono – os de lavanda ou madeira japonesa são os meus favoritos".

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade