Decorar uma sala de jantar de forma económica envolve criatividade para conseguir um espaço aconchegante sem gastar muito.
Comentários: 0
Comedor
Pexels
Vera de Benito (Colaborador do idealista news)

A decoração de uma sala de jantar pode ser de revista, mas também económica, baseada na criatividade e na capacidade de encontrar soluções acessíveis sem comprometer o estilo e a funcionalidade. Explicamos.

Aproveitando ao máximo os recursos disponíveis, como móveis de segunda mão, itens decorativos de baixo custo e algumas ideias, é possível conseguir uma sala de jantar aconchegante e atraente sem gastar uma fortuna. Com uma abordagem inteligente e alguns truques simples, uma sala de jantar pode ser transformada num espaço agradável para desfrutar de refeições e confraternizações sem estourar o orçamento.

Naturalidade e neutralidade como eixos principais

Não sobrecarregues a sala com muitos móveis ou itens decorativos; se o fizeres, parecerá mais pequena e mais caótica.

Sê prático e aposta na renovação de móveis de forma simples. Por exemplo, podes optar por cores neutras e texturas que evocam elegância, como a combinação entre branco e madeira. Adquire painéis de vinil, por exemplo, que simulem este material ou qualquer outro à escolha - farão da sala de jantar um local único e revitalizado.

Naturalidad y neutralidad
Pexels

Ter em atenção o tamanho da sala de jantar

Ao decorar a sala de jantar, deves ter em consideração as dimensões. Por exemplo, quando se trata de um espaço não muito grande, pode-se utilizar mesas redondas com a intenção de aproveitar ao máximo o espaço. A ausência de cantos ajudará a dar movimento e dinamismo à sala de estar ou jantar.

Se, por outro lado, possuis um espaço amplo, podes obter um modelo de mesa extensível para quando receberes visitas ou optar por uma mesa de estilo imperial e retangular, tornando-se assim o protagonista da sala.

Atiende al tamaño de tu salón
Pexels

A iluminação é parte essencial

Dependendo do estilo e gosto, podes escolher diferentes formas de iluminar a sala de jantar. Por exemplo, se gostas do estilo moderno, podes comprar faixas de luzes LED e colocá-las nos cantos internos dos móveis. Se, pelo contrário, te consideras mais tradicional, opta por renovar um candeeiro que tenhas em casa.

Também podes optar por pequenos focos para colocar numa fileira simples no teto da sala; ou criar diferentes ambientes com diferentes tonalidades de luz: quentes, frias ou neutras.

La iluminación es una parte fundamental
Pexels

Prestar atenção às combinações

A menos que gostes de misturar os diferentes estilos, presta muita atenção às possíveis combinações dos elementos da decoração. Por exemplo, não combines uma área rústica com um móvel do século XVII.

Para conseguir uma decoração equilibrada na sala de jantar, procura elementos que combinem entre si, criando uma rede de materiais e cores. Se gostas que a neutralidade reine nesta divisão, presta atenção aos conjuntos de materiais: cores, texturas, etc.

Presta atención a las combinaciones
Pexels

Decoração minimalista na sala de jantar

A decoração minimalista não implica que não se possa dar enfoque à decoração, mas deves escolher que elemento é o protagonista da sala de jantar e, a partir disso, decorar o restante do espaço.

Por exemplo, se fizermos do nosso candeeiro vintage o protagonista, que nos custou a conseguir, vamos dar-lhe importância e não vamos colocar demasiada ornamentação à sua volta. Por exemplo, em vez de usar quadros enormes, podes colocar um quadro menor.

Pexels
Pexels

Azul marinho na sala de jantar

A cor azul é uma tendência em todas as suas variantes, e podes optar por implementá-la de alguma forma na sala de jantar. Podes pintar a própria mesa nesta cor se combinar bem com o resto da mobília ou incluir um elemento de decoração como vasos, para incluir flores.

Além disso, se procuras um duo de cores para decorar a sala de jantar que evoque a beleza do mar e tudo o que está relacionado com ele, o azul e o branco é a combinação que procuras. Podes misturá-los nos móveis, luminárias ou até almofadas.

Pexels
Pexels

Usar livros favoritos como decoração

Podes montar a tua própria estante e usá-la como vitrine para exibir todas essas joias da literatura. Farão da tua sala um lugar interessante, bonito e, acima de tudo, culto.

Utiliza tus libros favoritos como decoración
Pexels
Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta