
o gráfico em cima mostra o nível de ensino que têm os emigrantes de vários países no período compreendido entre 2000 e 2010
Universidades recebem menos alunos: quebra de 12% em 2025
O número de novos estudantes no Ensino Superior em Portugal caiu para mínimos de nove anos. Na primeira fase do Concurso Nacional de Acesso de 2025 foram colocados 43.899 alunos, menos 12,1% do que em 2024, quando tinham sido admitidos quase 50 mil. A quebra deve-se sobretudo à diminuição de candidatos: este ano houve 48.718 inscrições, menos 9.583 face ao ano passado, o que representa uma descida de 16,4%.
Hora de voltar ao trabalho? 8 dicas para tornar tudo mais fácil
Com o mês de agosto a terminar e, consequentemente, o regresso ao trabalho da maioria dos portugueses, a Adecco Portugal decidiu revelar algumas estratégias que considera eficazes para voltar ao quotidiano laboral com mais motivação.
Portugal atrai nómadas digitais e o interior do país ganha nova vida
Portugal é um dos destinos europeus mais atrativos para nómadas digitais, ocupando a 7ª posição no ranking global, obtendo um desempenho bastante vantajoso no que respeita a qualidade de vida (9º) e, sobretudo, nos benefícios do visto (3º). Estes são alguns dos resultados do estudo Global Digital Nomad Report 2024, da consultora Global Citizen Solutions.
Salários a subir aumentam poder de compra de trabalhadores em Portugal
A remuneração bruta mensal média por trabalhador em Portugal subiu 3,7% em termos reais no segundo trimestre de 2025, registando o maior crescimento homólogo dos últimos meses. Segundo dados oficiais do INE, a média global das remunerações atingiu 1.741 euros no trimestre terminado em junho de 2025, um aumento de 6% face ao mesmo período de 2024.
OA propõe carreira especial dos Arquitetos da Administração Pública
A Ordem dos Arquitetos (OA) entregou ao Governo da AD e aos Grupos Parlamentares uma proposta para a criação da carreira especial dos Arquitetos da Administração Pública, tendo em vista a valorização das competências específicas que estes profissionais desempenham no setor público.
O que muda na legislação laboral: as propostas do Governo
O anteprojeto de reforma da legislação laboral aprovado pelo Governo, que será negociado com os parceiros sociais, prevê a revisão de “mais de uma centena” de artigos do Código do Trabalho e já foi contestado pelas centrais sindicais. As alterações previstas na proposta — designada "Trabalho XXI" e que o Governo apresentou visam desde a área da parentalidade (com alterações nas licenças parentais, amamentação e luto gestacional) ao trabalho flexível, formação nas empresas
Para poder comentar deves entrar na tua conta