Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Afinal quanto recebem os políticos? E os outros trabalhadores?

Photo by Melissa Walker Horn on Unsplash
Photo by Melissa Walker Horn on Unsplash
Autor: Redação

O salário de referência no universo político é o do Presidente da República, que tem uma remuneração base mensal bruta de 7.630,33 euros (aos quais será preciso aplicar um corte de 5%). Logo a seguir, o presidente do Parlamento, que recebe 5.799,05 euros brutos, isto é, um vencimento correspondente a 80% do salário do Chefe do Estado. E os restantes deputados? Estarão os seus salários ao nível do top 5 dos setores mais bem pagos do privado em Portugal?

No terceiro lugar da hierarquia de Estado aparece o primeiro-ministro, que recebe 75% do que aufere o Presidente da República, ou seja, 5.436,6 euros. Os ministros ganham 4.711,7 euros brutos e o presidente da Câmara Municipal de Lisboa tem um vencimento ilíquido de 3.986,85, segundo o ECO.

Depois, o salário dos deputados, que fica em 3.624,41 euros – e que é o mais baixo de todos na classe política. Todos estes valores são brutos e sujeitos a descontos, mas ainda assim ficam acima da média da remuneração bruta total do setor de atividade mais bem pago, que é o setor da “eletricidade, gás, vapor, água quente e fria e ar frio”, cujo salário se fixava no segundo trimestre deste ano nos 3.372 euros. Um valor ainda assim muito superior aos 1.180 euros que a média dos trabalhadores em Portugal recebe.