Comentários: 0
Teletrabalho à lupa: 13,4% dos portugueses estava neste regime no terceiro trimestre
INE

São muitos os portugueses que estiveram em teletrabalho no terceiro trimestre do ano. Isto apesar de terem sido mais os que tinham estado antes a trabalhar a partir de casa e os que estarão atualmente e até final do ano, devido às maiores restrições impostas no combate à pandemia da Covid-19. Os dados divulgados esta sexta-feira (6 de novembro de 2020) pelo Instituto Nacional de Estatísticas (INE) são reveladores. 

“No terceiro trimestre de 2020, 14,2% da população empregada indicou ter exercido a sua profissão sempre ou quase sempre em casa na semana de referência ou nas três semanas anteriores (681,9 mil pessoas), menos 37,7% (412,5 mil) que no trimestre anterior (...). Entre os que trabalharam sempre ou quase sempre a partir de casa, 94,5% (644,4 mil) fizeram-no com recurso a tecnologias de informação e comunicação (TIC). Dito de outro modo, estiveram em teletrabalho. Aquela estimativa correspondeu a 13,4% do total da população empregada e diminuiu 37,9% (393,6 mil) em relação ao trimestre anterior”, conclui o INE.

Segundo o instituto, à semelhança do observado no segundo trimestre, não se verificaram, entre julho e setembro, grandes diferenças no número médio de horas semanais trabalhadas entre os que o fizeram a partir de casa (37 horas) e os que trabalharam fora de casa (38 horas) – valores excluindo a população empregada ausente.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta