O teletrabalho obrigatório voltou, agora que a fatiga pandémica se começa a intensificar. E há algumas estratégias que podem melhorar estes dias de regresso a casa.
Comentários: 0
10 dicas para trabalhar melhor desde casa neste regresso ao confinamento
Photo by Windows on Unsplash

Depois de passados cerca de oito meses desde o início da pandemia, o teletrabalho voltou a ser obrigatório, pelo menos para quase sete milhões de portugueses, espalhados pelos 121 concelhos considerados de risco e agora obrigados ao cumprimento de regras mais apertadas, na sequência das novas medidas do Governo para travar a propagação do vírus. E agora que a fatiga pandémica já se faz sentir com maior intensidade, é importante manter a calma e adotar novas estratégias para trabalhar melhor em casa, garantindo o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, para ser produzir mais, melhor e ser feliz.

A CEO da Adecco em Portugal, Carla Rebelo, partilhou com o idealista/news uma lista de 10 passos fundamentais para "garantir a menor disrupção dos dias de trabalho, quando em teletrabalho, simultaneamente respeitando o ambiente doméstico".

  • Primeiro passo, encontra um espaço em casa onde possas trabalhar com conforto e concentração. Se tiveres crianças pequenas que exigem supervisão, utiliza um espaço comum, embora resguardando aquele que será o teu local de trabalho, para influir positivamente na tua organização mental.
  • Segundo passo, garante que tens o software necessário instalado e atualizado, e os sistemas de segurança cibernética recomendados pela tua empresa, ativos.
  • Terceiro passo, olhando para o teu portátil, e para o teu telemóvel, as tuas ferramentas de trabalho em casa, lembra-te: o botão mute é o teu melhor amigo. Tens uma reunião inadiável em videoconferência, mas o teu canto é partilhado com familiares? Faz o mute da tua chamada e garante um maior conforto para ti, para quem fala e para todos os participantes garantindo que não interrompes nem crias ruido desnecessário.
  • Quarto passo, usa auscultadores de ouvido fiáveis e testa-os sempre previamente com um amigo, colega ou familiar. Porque ninguém tem de ouvir as tuas conversas nem reuniões, mantendo assim a confidencialidade e, ao mesmo tempo, a concentração.
  • Quinto passo, agilizar as videoconferências, eliminando as quebras. É fácil, tens as imagens dos teus colegas a ficarem parados, e a voz a fazer-se ouvir com cortes? Então muda, e desligua a tua câmara mantendo apenas a voz.
  • Sexto passo, atualize o teu estado. Se precisares de fazer pausas, faz, mas informa a tua equipa ou o teu diretor. Assim, a todo o momento sabem se não estiveres disponível, o que estarás a fazer e quando voltarás, não criando desconforto para nenhuma das partes.
  • Sétimo passo, viste-te adequadamente. O teletrabalho não exige que saias como para o trabalho normalmente, mas exige um mínimo e ditam as regras de sociedade que em trabalho se evitem chamadas em que estejas presente de pijama, com um aspeto negligenciado. Irá seguramente, se o fizeres, influir na tua performance e confiança transmitida.
  • Oitavo passo, coloca-te num local com luz natural ou com boa iluminação ainda que artificial.
  • Nono passo, tem em conta o contexto da imagem e evita um “fundo” desarrumado e desorganizado que transmitirão o caos mais do que o teu profissionalismo.
  • Por último e igualmente importante, o décimo passo, cumpre os horários de trabalho o mais possível e as tuas rotinas, ajustando-as ao teu “local de trabalho” de forma a manter a tua produtividade e a tua sanidade.
Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta