Comentários: 0

É o passo final que falta dar para que se concretize a compra do negócio imobiliário do antigo Banif em Portugal pela Altamira: luz verde da operação pelos reguladores. E a Autoridade da Concorrência acaba de ser notificada pela Proteus - sociedade dependente do banco Santander e do fundo Apollo - da sua intenção em ficar com a Gestão de Créditos e Ativos Imobiliários da Oitante. Depois disso, falta o "sim" da CMVM e do Banco de Portugal.

A operação de concentração em causa tem a ver com a "aquisição pela Proteus Asset Management, Unipessoal, Ltd, do controlo exclusivo sobre o Negócio de Gestão de Créditos e Activos Imobiliários da Oitante", segundo diz o anúncio publicado na imprensa esta segunda-feira, 11 de setembro.

A venda dos ativos que o Santander Totta não quis no âmbito da compra do Banif em Portugal foi tornada pública em abril. O veículo de gestão de ativos português vendeu à Altamira a unidade gestora de ativos imobiliários e gestora da carteira de crédito; além disso, a Oitante fechou um contrato de prestação de serviços em que a Altamira fica responsável por gerir e vender imóveis e malparado avaliados em 1,5 mil milhões de euros, que permanecem no balanço do veículo.

Quem são os novos donos?

Este negócio faz-se através da Proteus, que é uma companhia que se dedica sobretudo à gestão de créditos e carteiras imobiliárias, sendo detida a 100% pela Altamira Asset Management, S.A., uma firma que é controlada, por sua vez, por "fundos de investimento que são geridos por afiliadas da Apollo Management, L.P., ativa na gestão de créditos e activos financeiros, bem como na comercialização e gestão patrimonial em Espanha", explica a AdC.

Aos 85% da gestora de ativos nas mãos do fundo americano Apollo juntam-se ainda 15% nas mãos do Santander. Em território nacional, a Apollo está de momento presente na área dos seguros.

Por outro lado, o Negócio de Gestão de Créditos e Ativos Imobiliários da Oitante conta com serviços de gestão de créditos vencidos e de cobrança duvidosa e ativos imobiliários. Estas operações estão integradas na Oitante, que é detida pelo Fundo de Resolução.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade