Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Centro português de engenharia CEiiA premiado a nível europeu

Em causa está o prémio Novo Bauhaus Europeu na categoria de produtos e estilo de vida, que foi atribuído pela Comissão Europeia.

Centro português de engenharia CEiiA premiado a nível europeu
Comissão Europeia
Autor: Redação

A plataforma de sustentabilidade AYR, desenvolvida pelo centro de engenharia de Matosinhos CEiiA, venceu o prémio Novo Bauhaus Europeu na categoria de produtos e estilo de vida. Em causa está um novo galardão da Comissão Europeia (CE) que premeia as boas práticas, os exemplos e os conceitos que ilustram os valores de sustentabilidade, estética e inclusão em linha com o Pacto Ecológico Europeu.

“Foi fantástico ter este reconhecimento do Novo Bauhaus Europeu”, disse o presidente executivo do CEiiA, José Rui Felizardo, citado pelo Expresso. De recordar que o projeto já tinha sido reconhecido pela Google.

Centro português de engenharia CEiiA premiado a nível europeu
Comissão Europeia

Segundo a publicação, a CE quer promover “um novo estilo de vida em sintonia com a sustentabilidade, acelerando a transição ecológica em vários setores da economia, como a construção, o mobiliário, a moda, as sociedades e outros domínios da vida quotidiana”. Neste sentido, a plataforma do CEiiA permite quantificar as emissões de CO2 evitadas e assim recompensar os comportamentos mais sustentáveis.

“Mais que uma nova tecnologia, estamos a falar de um novo conceito. Em vez de penalizar quem polui, valorizar quem tem comportamentos que evitam emissões”, explicou José Rui Felizardo.

De Matosinhos para o mundo

A plataforma AYR foi concebida e testada em Matosinhos, sendo que o CEiiA já está a trabalhar com outras cidades comprometidas com o processo de descarbonização. Segundo o presidente executivo do CEiiA, a “plataforma pode ser escalável para qualquer cidade”.

Os Prémios Novo Bauhaus Europeu foram atribuídos recentemente, no dia 16 de setembro de 2021, em dez categorias, sendo a maioria dos vencedores de Espanha. Cada vencedor recebeu um prémio de 30.000 euros.