Comentários: 0

Vão começar a circular nas estradas portuguesas a partir do próximo ano carros, camiões e autocarros conectados e com tecnologia de condução autónoma. Em causa está o programa C-Roads, que vai funcionar em praticamente mil quilómetros da rede viária nacional.

Trata-se de um investimento de 8,35 milhões de euros, até final de 2020, para pôr os veículos na estrada a comunicar entre si e com a infraestrutura. O programa C-Roads será apoiado por Bruxelas em 50% e tem como objetivo acabar com os mortos nas estradas até 2050, reduzir as filas de trânsito e diminuir as emissões do transporte rodoviário, escreve o Diário de Notícias/Dinheiro Vivo, salientando que o mesmo é apresentado esta quinta-feira (19 de abril).

“Mais de 90% dos acidentes devem-se a erro humano e a infraestrutura deve minimizar as consequências desses erros. Temos de apostar numa nova geração de estradas e reduzir, tendencialmente, para zero as mortes em 2050”, disse Ana Tomaz, diretora do departamento de segurança rodoferroviária da Infraestruturas de Portugal (IP), citada pela publicação. 

O C-Roads envolve, além de Portugal, mais 16 países da União Europeia (UE), o que permite que os carros conectados e autónomos continuem a beneficiar dos novos serviços de comunicação com a infraestrutura de forma harmoniosa entre países.

“Haverá 212 equipamentos colocados ao lado da estrada para fazer a comunicação, mais 180 equipamentos instalados a bordo de 150 veículos”, adiantou a responsável, salientando que, em Portugal, o calendário para os testes-piloto “ainda está a ser desenhado”. Os primeiros testes devem arrancar já em 2019 e há 31 parceiros envolvidos neste projeto, refere a publicação. 

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta