Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Black Friday 2019: como encontrar os descontos certos sem ser enganado

Falta um mês para a "sexta-feira negra" dos preços loucos. Mas é preciso cuidado com falsos descontos neste dia especial de promoções.

Photo by Cam Morin on Unsplash
Photo by Cam Morin on Unsplash
Autor: Redação

Este ano, a Black Friday acontece no dia 29 de novembro, a quarta sexta-feira do próximo mês e os portugueses são cada vez maiores adeptos deste dia de preços baixos. As marcas já começaram a anunciar campanhas especiais para esta data, em que se conseguem comprar produtos e experiências a custos mais baratos. Mas é preciso ter cuidado com os descontos que são apresentados. Para que te vás preparando e não sejas vítima de fraudes ou enganos, hoje na Deco Alerta ensinamos-te a protegeres-te e assim fazeres bons negócios na próxima "sexta-feira negra".

Esta rubrica semanal é destinada a todos os consumidores em Portugal, sendo assegurada pela Deco – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor para o idealista/news. Envia a tua questão para a Deco, por email para decolx@deco.pt ou por telefone para 00 351 21 371 02 20.

Vem aí mais uma Black Friday. Tenho visto anúncios em várias lojas com preços muito vantajosos, porém receio que me aconteça o mesmo que no ano passado, pois acabei por me aperceber que os preços eram exatamente os praticados nem época normal. Que conselhos podem dar aos consumidores?  

A tua descrição é comum à de muitos consumidores que procuraram a Deco em anos anteriores. Não há ano em que não se registem vários relatos e denúncias por parte dos consumidores de falsos descontos ou de descontos menos interessantes do que o anunciado, ou seja, de manipulação de preços dos produtos em promoção. 

Em primeiro lugar, queremos dizer-te que a Deco quer descontos e promoções reais para os consumidores. Por isso defendemos a necessidade de divulgação dos preços praticados nos 30 dias anteriores ao desconto (ou promoção anunciado). Acreditamos ser esta a melhor forma de acabar com a manipulação de preços e práticas comerciais lesivas para os consumidores. 

Para garantir que fazes bons negócios, a Deco aconselha a que, antes da compra de um produto, sobretudo se implicar um investimento mais avultado, procedas a uma consulta ampla de preços, recorrendo às ferramentas de comparação e evolução de preços disponíveis em diversas plataformas, inclusive no nosso site.  

Caso planeies comprar em lojas online, regista-te como utilizador alguns dias antes da Black Friday. A grande afluência a estes websites em dias de promoções pode dificultar o processo de compra, tornando-o mais lento.  

É útil também elencar os retalhistas que vendem os produtos que te interessam a bons preços. Assim, se um website falhar ou uma loja esgotar o stock, poderás recorrer a outro. 

Alertamos-te para o facto de alguns produtos em promoção poderem prometer muito e cumprir pouco. Informa-te sobre aqueles que lhe interessam, pois podem não corresponder ao que espera deles. Pesquise-os também nos nossos comparadores, onde encontrarás os resultados de testes comparativos a centenas de produtos. 

Queremos, ainda, salientar a necessidade de conheceres as políticas de compra e devolução, sobretudo se decidires comprar online. Se assim for, não esqueças que tens o direito de devolver o produto no prazo de 14 dias (prazo de livre resolução).   

Porém, o mesmo não se aplica se comprares numa loja física, onde o comerciante não está obrigado a receber devoluções (exceto em caso de defeito, por exemplo). Neste cenário, verifique se a loja aceita devoluções e em que condições, e ainda se existem regras especiais para a devolução de produtos nos períodos de promoções. 

Ser cauteloso é uma velha máxima. Tem cuidado com as ofertas que parecem “demasiado boas para ser verdade” e verifica bem as informações divulgadas nesses canais, para garantir que não cais em fraudes.