Comentários: 0

O Santander Totta tem em análise 200 intenções de financiamento ao abrigo do programa IFRRU 2020 – Instrumento Financeiro para a Reabilitação e Revitalização Urbanas, num montante superior a 414 milhões de euros. 

“Destas intenções de investimento, 178 milhões de euros são em imóveis que se destinam a exploração turística e 130 milhões de euros em edifícios destinados à habitação para venda. As restantes intenções de investimento destinam-se a fins diversos, entre os quais edifícios de utilidade pública, imóveis para arrendamento, para fins comerciais e para habitação própria”, refere o banco espanhol em comunicado.

A entidade liderada por António Vieira Monteiro adianta que entre os projetos, 49 encontram-se na zona de Lisboa, num montante total de 220 milhões de euros.

“O primeiro contrato de financiamento na capital foi assinado na semana passada pelo Santander Totta. Trata-se de um novo projeto habitacional que irá nascer na rua do Ouro – Áurea 178 – e que prevê um investimento de 2,35 milhões de euros. Este é o terceiro contrato feito pelo Santander Totta, em quatro já realizados no âmbito do IFRRU. Os dois primeiros são referentes a projetos localizados na Madeira”, lê-se no documento.

De referir que banco espanhol tem 713 milhões de euros disponíveis para financiamento a empresas e particulares com projetos de reabilitação urbana, o equivalente a 53% do total disponível: do montante referido, 375 milhões de euros são fundos do Santander Totta e 338 milhões fundos do IFRRU 2020.

O que é o IFRRU 2020?

Está destinado a operações de reabilitação urbana incidentes nas Áreas de Reabilitação Urbana delimitadas pelos municípios e vai disponibilizar cerca de 1.400 milhões de euros para o investimento em reabilitação urbana.

Foi lançado em outubro, sendo um instrumento financeiro composto por empréstimos hipotecários e empréstimos com garantia das SGM (Sociedades de Garantia Mútua) para apoiar projetos de reabilitação e revitalização urbanas e de eficiência energética em todo o país, em áreas definidas como prioritárias por cada autarquia.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta