Comentários: 0
Sabias que já te podes candidatar ao IFRRU 2020?
idealista/news

Já estão abertas as candidaturas ao financiamento de projetos no âmbito do Instrumento Financeiro para a Reabilitação e Revitalização Urbanas (IFRRU) 2020, que será oficialmente apresentado durante a V Semana da Reabilitação Urbana do Porto – começa esta segunda-feira (dia 6) no Palácio da Bolsa.

O IFRRU, recorde-se, foi criado no âmbito do Portugal 2020 e está destinado a operações de reabilitação urbana incidentes nas Áreas de Reabilitação Urbana delimitadas pelos municípios. Vai disponibilizar cerca de 1.400 milhões de euros para o investimento em reabilitação urbana, escreve a Vida Imobiliária.

Segundo a publicação, estas operações incluem edifícios de vários usos e soluções integradas de eficiência energética mais adequadas, num financiamento total por operação até 20 milhões de euros em qualquer região do país.

Quem pode concorrer?

Podem concorrer ao programa pessoas singulares ou coletivas, públicas ou privadas, sendo que o financiamento é proveniente de todos os programas operacionais regionais do Portugal 2020 – PO Norte 2020, PO Centro 2020, PO Lisboa 2020, PO Alentejo 2020, PO CrescAlgarve 2020, PO Açores 2020, PO Madeira 14-20 – e do PO SEUR) e, ainda, de empréstimos contraídos, para este efeito, pelo Estado junto do Banco Europeu de Investimento (BEI) e do Banco de Desenvolvimento do Conselho da Europa (CEB), juntamente com as verbas disponibilizadas pelos bancos selecionados, que alavancam os fundos públicos.

Que intervenções são apoiadas?

Os apoios abrangem três tipos de intervenções: a reabilitação integral de edifícios com idade igual ou superior a 30 anos (ou, no caso de idade inferior, que demonstrem um nível de conservação igual ou inferior a 2, nos termos do Decreto-Lei n.º 266-B/2012, de 31 de dezembro), a reabilitação de espaços e unidades industriais abandonadas e intervenções em edifícios de habitação social que sejam alvo de reabilitação integral.

Clica neste link para saberes mais informações sobre o processo de abertura de candidaturas ao IFRRU 2020. 

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta