Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

BPI financia projeto de reabilitação no Porto no âmbito do IFRRU 2020

BPI
BPI
Autor: Redação

O BPI vai financiar o seu primeiro projeto de reabilitação urbana no Porto no âmbito do programa Instrumento Financeiro para a Reabilitação e Revitalização Urbanas 2020 (IFRRU 2020). A operação, no montante de 1,5 milhões de euros e com um prazo de 20 anos, visa financiar um projeto de investimento de dois milhões de euros para a reabilitação integral de um edifício localizado na Baixa da Invicta, próximo da estação de São Bento. 

“O imóvel, que se encontra devoluto, será convertido num empreendimento dotado de 16 apartamentos turísticos, com tipologias T0, T1 e T2, que será comercializado sob a designação ‘S. Bento Residences - Family & Business Lofts’”, revela o BPI em comunicado.

Segundo o banco, o projeto de arquitetura tem a assinatura de Nuno Grande, do gabinete de arquitetura Pedra Líquida. “A obra de reabilitação caracteriza-se pela sua modernidade, incorporando uma obra criada pelo artista plástico Vhils, em parte da fachada do edifício”, lê-se no documento.  

De referir que o BPI assinou com a Entidade Gestora do IFRRU 2020 (EG IFRRU 2020) um Acordo de Financiamento visando a concessão ao BPI de uma dotação financeira de 186 milhões de euros, para implementar um instrumento financeiro de dívida no contexto do IFRRU 2020.

“Complementarmente à dotação financeira atribuída, o BPI cofinanciará os projetos na base de 1:1, ficando assim disponível um valor global de 372 milhões de euros para financiamento de projetos situados no território nacional. O BPI coloca ao dispor dos clientes a experiência que acumulou em cinco anos de gestão do fundo JESSICA, o instrumento financeiro antecessor do IFRRU”, refere a entidade bancária.